Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Cai número de notificações de violência doméstica durante quarentena

Contrariando tendência de aumento dos últimos meses, março deve apresentar queda nos indicadores, após quatro meses de aumento
Por Heitor Araujo Criciúma - SC, 26/03/2020 - 15:26
Foto: Arquivo / 4oito
Foto: Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um dado positivo neste período de quarentena no Sul catarinense diz respeito às notificações de violência doméstica. Desde que a suspensão das atividades comerciais foram suspensas e as pessoas orientadas a permanecerem em casa, houve queda nas notificações em Criciúma e região. Na semana anterior à quarentena, foram 69 casos registrados na regional da Polícia Civil, com queda para 49 nos sete dias seguintes. Assim, março deve contrariar a tendência que vem desde novembro, de aumento de ocorrências em relação ao mês anterior. 

Contabilizando apenas o município de Criciúma, a redução de notificações é mais tímida. Caiu de 26 na semana entre os dias 12 e 18 de março para 23 entre os dias 19 e 25. Em comparação com os períodos do ano passado, os números deste período de quarentena são ainda mais positivos.

Comparação entre os dois primeiros meses de cada ano indicava um aumento considerável de notificações de violência doméstica na região. Em janeiro, aumento de 110 casos (321 em 2019 e 431 em 2020)neste ano e em feverereiro de 165 casos (275 em 2019 e 440 em 2020). 

Se comparar o mês de março, a quarentena apresentará uma redução na tendência de aumento apresentada nos dois primeiros meses deste ano - e que vinha desde outubro do ano passado, no comparativo mês após mês. Em março do ano passado foram registrados 302 casos de violência doméstica, uma média de 9,7 por dia. Em março deste ano, até o dia 25, são 282, média de 11,2 por dia - em fevereiro deste ano, a média foi de 15,1 notificações por dia.

Para o delegado adjunto na Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI), Fernando Guzzi, que esteve à frente da delegacia como substituto no mês de março, a queda de registro no período quarentena pode ser motivada pela redução do consumo de álcool. "Minha opinião é de que essa diminuição nos registros podem ter a ver com a menor circulação de pessoas em bares, com menor consumo de álcool pelos homens", aponta.

Em todo o ano passado, foram notificados 2344 casos de violência doméstica na regional, com média de 6,4  por dia. Neste ano, até o momento, já foram 579, uma média de 6,8 por dia. 

O delegado Fernando Guzzi reforça que a delegacia continua atuante, mesmo no período de quarentena. As denúncias de violência doméstica podem ser feitas no site da polícia ou pelo whatsapp: (48) 98844-0011.

Confira os dados de violência doméstica registrados pela DPCAMI

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito