Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Cada cidade e suas credenciais no Carnaval dos Municípios

Muito se sonhou de anos para cá e, finalmente, o projeto da festa regional na praia se tornou realidade
Por Denis Luciano Balneário Rincão, SC, 05/03/2019 - 23:52 Atualizado em 05/03/2019 - 23:55
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Nos primeiros tempos em que se propôs um Carnaval regional o sonho de muitos do meio da folia era que escolas dos diversos municípios da região se organizassem para, com suas estruturas, sambas e enredos e estruturas de desfiles, fossem concorrer no Balneário Rincão.

Não foi bem assim que aconteceu, mas mesmo assim o Balneário Rincão conseguiu realizar, de outra forma, por outras linhas, o desejo neste 2019. Cada uma das sete cidades envolvidas, ao seu jeito, levaram suas vocações, suas cores e sua gente para agitar a Avenida Leoberto Leal. E o que parecia um improviso, deu certo. "Vamos ajustando a cada ano para ter um dos maiores carnavais do sul aqui", saudou o prefeito Jairo Custódio, que recebeu as comitivas das cidades vizinhas no desfile da noite desta segunda.

Cidades e propostas

Içara levou o mel nas fantasias e nas razões. Levou suas crianças e até a sua bandeira carregada pelo casal de mestre sala e porta bandeira. Não sonegou um importante elemento do tradicional Carnaval de rua. Cocal do Sul foi com o colorido, a lembrança do doce e do seu desenvolvimento. Até a vice-prefeita Aninha Scarpato desfilou no meio do povo, com sua fantasia.

Nova Veneza colocou o Carnevale di Venezia na passarela do samba. Os mascarados, cujo habitat está nos salões, desfilaram com suas fantasias luxuosas sem qualquer constrangimento ou limitação. Deram charme e luxo ao desfile.

Forquilhinha foi germânica, com sua bonita corte, com os motivos da Heimatfest, com a visão germânica nas roupas e fantasias e o prefeito Dimas Kammer, com vestes alemãs, engrossou a apresentação. 

Criciúma teve a sua bandeira com o vermelho e verde preponderando, e a "comissão de frente" com as letras que, lado a lado, formavam o nome da cidade, serviu para rotular bem o orgulho criciumense da turma que, em peso, tomou conta do Rincão no Carnaval. As tradições das etnias que colonizaram a cidade também marcaram presença.

O desfile de Balneário Rincão, encorpado pelos tradicionais blocos locais que sempre fizeram a alegria da folia rinconense, foi aberto pelo Rei Momo, a rainha e a miss do jovem município.

Fechando a festa, Siderópolis deu um show à parte. Atrasou um pouco a arrancada da concentração mas levou a batida forte da memória da campeã Imperatriz Belunense, a escola de samba que marcou época na cidade e no Carnaval de Criciúma, tema principal da passagem da cidade.

Rumo ao crescimento

E o CarnaRincão regional caminha para o crescimento. O próximo objetivo para o ano que vem é incorporar outros municípios além dos sete de 2019. Morro da Fumaça, Urussanga, Treviso e Lauro Müller estão convidados para fechar a Amrec, mas há um olhar carinhoso e especial para Orleans. O trabalho que a cidade vem fazendo no fomento do turismo regional - que o diga de passagem o seu Natal passado que foi um sucesso - credencia os orleanenses para um tapete vermelho estendido visando 2020 na praia.

O CarnaRincão 2019, em seus cinco dias de programação, levou mais de 70 mil pessoas ao Balneário Rincão.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito