Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

BRDE apoia empresas e produtores rurais atingidos pelas enchentes em SC

Medidas para auxiliar na retomada das atividades incluem adiamento de dívidas e crédito facilitado
Por Redação Criciúma, SC, 10/10/2023 - 18:15
Foto: Roberto Zacarias / Secom
Foto: Roberto Zacarias / Secom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Para auxiliar na retomada das atividades e amenizar os prejuízos com as enchentes que afetam Santa Catarina, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) irá suspender o pagamento de empréstimos para empresas prejudicadas pelas cheias. Além de congelamento temporário das dívidas com a repactuação de contratos, o banco viabiliza linhas de crédito emergencial para a retomada das atividades econômicas.

As medidas foram anunciadas nesta terça-feira (10) pelo presidente, João Paulo Kleinübing, e pelo diretor de Acompanhamento e Recuperação de Créditos, Mauro Mariani. “Há mais de 60 anos, o BRDE está ao lado das pessoas, empresas e instituições que promovem o desenvolvimento socioeconômico da Região Sul. Neste momento de dificuldades extremas, juntamente com o Governo de Santa Catarina, trabalhamos com o objetivo de garantir todo o apoio à população atingida”, ressalta Kleinübing.

Santa Catarina tem 132 municípios com diversas ocorrências em virtude das fortes chuvas desde a última semana, um percentual de mais de 40% das cidades catarinenses. De acordo com boletim da Defesa Civil, 67 municípios já decretaram situação de emergência. “O BRDE iniciou negociações para o aumento imediato dos limites de crédito, o que permitirá ampliar os recursos próprios já disponíveis para financiamentos, focando em capital de giro e linhas de reconstrução e recuperação de empresas afetadas pelas cheias no estado”, destacou Mariani. 

Produtores rurais

Além das empresas de todos os portes, serão atendidos também os clientes que já possuem financiamento por meio do Plano Safra, mediante recursos do Refin Agro, estes poderão refinanciar suas dívidas de forma simplificada. Dos municípios catarinenses com Decreto de Emergência, o BRDE possui 3.099 clientes atendidos, sendo que destes 1.667 tem condições de adesão ao RefinAgro de forma imediata. 

Os clientes atingidos pelas cheias com financiamentos realizados via cooperativas de crédito podem solicitar diretamente às empresas de crédito o benefício. Os empreendedores com recursos contratados junto ao BRDE podem solicitar mais informações pelo email: [email protected]

“O BRDE está estruturando a operacionalização conforme regulamentação do BNDES, que disponibilizou os recursos repassados. Os clientes que tiverem necessidade desta repactuação, e estiverem enquadrados, podem procurar as agências já na próxima semana”, afirma a superintendente de Acompanhamento e Recuperação de Crédito, Ana Cláudia Silveira Camargo.

Prevenção

Em termos de prevenção a desastres naturais, o banco tem à disposição das prefeituras o programa Sul Resiliente, com recursos captados junto ao Banco Mundial. O programa é direcionado a projetos de qualificação da infraestrutura dos municípios para atenuar impactos de desastres naturais e riscos relacionados ao clima, como inundações e deslizamento.

Além de investir em obras para evitar desastre naturais e eventos climáticos, os municípios poderão utilizar o dinheiro para a elaboração de projetos executivos, como mapeamento de risco e planos de contingência, treinamento de servidores municipais ou aquisição de sistemas e equipamentos para monitoramento de risco.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito