Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Barcos de pesca receberão maior controle, visando o retorno das exportações

Parceria capacitará técnicos da Cidasc, com o objetivo de retomar as vendas para a União Europeia
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 07/02/2018 - 16:59
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A retomada das exportações de pescado para a União Europeia devem ser retomadas no estado, ao menos é o objetivo de uma parceria envolvendo o Governo de Santa Catarina, o Ministério da Agricultura e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). As embarcações e estabelecimentos que trabalham com pescados receberão um maior controle.

“É mais um exemplo que Santa Catarina vai dar para o país. Essa parceria, com o Ministério da Agricultura, credenciando os técnicos Cidasc para fazer inspeção nos barcos e estabelecimentos de pescados vai agilizar o procedimento”, afirmou o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa.

Os técnicos da Cidasc receberão do Ministério da Agricultura, até o dia 19, um treinamento para realizarem as vistorias. Segundo Sopelsa, as inspeções devem começar no dia 20. Aproximadamente 10% da produção de pescados no estado é exportada para a Europa.

“O estado de Santa Catarina é o maior exportador de pescados do país. No ano passado foram 29 milhões de dólares exportados, quase 3 milhões para a Europa”, garantiu o secretário.

A certificação da Cidasc é válida em todo o Brasil, podendo inclusive fiscalizar barcos de outros estados. As mudanças nos órgãos que controlam a pesca dificultam a adequação às normas internacionais. 

“Houve algum equívoco nessa parte do Ministério da Pesca ser instinto. Faz algum tempo que a União Europeia levanta alguns questionamentos, de quem preza pela qualidade”, finalizou Sopelsa.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito