Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Banco de leite do HMISC precisa de doadoras

Cadastro de mães é simples e rápido e pode ser feito até mesmo em casa
Por Paulo Monteiro Criciúma - SC , 20/05/2020 - 13:25 Atualizado em 20/05/2020 - 13:26
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Em funcionamento já há nove meses, o Banco de Leite Dino Gorini do Hospital Materno Infantil Santa Catarina, em Criciúma, está precisando de mães doadoras para auxiliar nas atividades. O banco já teve mais de 60 mães cadastradas durante os nove meses de atuação, mas no momento conta com somente 22 mães.

“Hoje esse número se conta bastante baixo. Todas as mães que tem leite o suficiente para o seu bebê e ainda há sobra de leite materno, pedimos muito, porque precisamos muito dessa ajuda de mães ajudantes no Banco de Leite”, disse a nutricionista e coordenadora do setor, Tamiles Borges.

O processo para se tornar uma doadora é simples e rápido. É feito um cadastro inicial, seguido de exames de sangue para análise sorológica que comprovem a aptidão da mãe para a doação. Neste período de pandemia, o Materno Infantil está até mesmo se deslocando às casas das mães que não podem ir ao hospital. “Se preciso, vamos até sua casa fazer o cadastro e orientar tudo corretamente, com todas as proteções necessárias”, disse Tamiles.

Estando apta para a doação, a doadora recebe frascos estéreis para armazenamento do leite materno. Todo o processo de guardar o leite nos potes pode ser feito em casa: basta extrair, colocar no frasco e levar ao congelador que, dentro de 15 dias, o Banco de Leite fará a coleta em domicílio.

Durante esse período de pandemia do novo coronavírus, as mães doadoras que estejam com sintomas gripais devem esperar os sintomas passarem para, então, voltarem à doação. 

Importância do leite materno e como amamentar 

A nutricionista destaca o leite materno como essencial e perfeito para o desenvolvimento da criança. Isso porque ele contém todos os nutrientes e vitaminas necessário para o bebê, ajudando na imunidade da criança e, também, contendo as questões calóricas e energéticas essenciais. 

A posição do bebê durante a amamentação também é algo de extrema importância, de acordo com Tamiles. “O corpo da criança tem que estar sempre alinhado na mesma posição, com a barriga encostando na barriga da mãe. Não pode ficar com o pescocinho encostando na mama e de barriga para cima, cabeça e tronco precisam estar alinhados”, disse.

Para se tornar uma doadora é fácil: basta telefonar para o Hospital Materno no número 3445-8780 e pedir para entrar em contato com o banco de leite.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito