Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Bairro da Juventude chega aos 70 anos

Entidade já atendeu mais de 52 mil alunos de Criciúma e da região
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 03/09/2019 - 07:01 Atualizado em 03/09/2019 - 12:35
(foto: Luana Mazzuchello)
(foto: Luana Mazzuchello)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Oferecendo acesso ao ensino integral para aproximadamente 1,5 mil crianças, adolescentes e jovens e enviando por volta de 540 jovens ao mercado de trabalho, o Bairro da Juventude chega aos seus 70 anos. Fundado em 1º de setembro de 1949 por uma iniciativa do Rotary Club, se tornou uma referência.

Os avanços neste período, a alimentação, a forma de ensinar e os projetos futuros serão comentados durante a edição especial do Programa Adelor Lessa desta terça-feira, 3, que será ao vivo, direto da instituição.

https://soundcloud.com/sommaiorfm/adelor-lessa-programa-na-integra-03092019

Detalhes da transmissão:

09:29

Ficamos por aqui com a transmissão ao vivo, até a próxima.

09:29

A apresentação do Coral Vozes de Esperança e da Orquestra de Metais e Cordas encerrou o Programa Adelor Lessa Especial, direto do Bairro da Juventude.

09:25

Silvia Zanette: "Não podemos transformar o mundo inteiro, mas podemos transformar uma vida e uma vida pode transformar uma geração inteira", disse.

09:24

Nilson Olivo falando sobre os seus livros envolvendo o Bairro da Juventude:

09:22

José Altair Back: "Se a gente tá numa posição que podemos ajudar, então ajude e agradeça. Em 93 eu tive uma oportunidade de montar a minha empresa, então porque essas crianças não podem ter oportunidade? Elas tem que ter", afirmou.

09:18

Padre Maike Leo Grapigla, tesoureiro do Conselho Deliberativo do Bairro da Juventude e representando a Congregação  Rogacionista: "Representando os rogacionistas a gente agradece a todos e por quem aqui passou. Que venham mais 70 anos, para celebrarmos o conhecimento".

09:14

Representante da Unesc, Patricia Just de Jesus Vanni: "A Unesc fez uma parceria no ano passado do Odonto com o Bairro, chegando aqui temos 1.500 crianças. Nós envolvemos um número grande de dentistas para estas crianças, temos também o projeto da medicina, com os médicos atendendo aqui".

09:08

Nilson Olivo: "Eu disse que queria fazer um livro, então comecei a falar com os chefs para conhecer as receitas. Tem uma história toda, desde 2004 que estamos com este projeto Plante Bem e Você Colherá o Bem, então foram lançados 11 livros, sendo cinco deles aqui no Bairro. Agora em outubro será lançado o 'Bairro da Juventude: 70 anos de saber e de sabor'. Nós já fechamos com 2.700 livros vendidos, faríamos 3 mil livros, mas já tomamos a decisão de fazer 5 mil livros", disse.

09:04

Mesa continua cheia na comemoração de 70 anos do Bairro da Juventude:

09:03

Vereador e presidente da UABC, Edson Paiol: "É uma honra participar de uma mesa tão seleta quanto essa. O Bairro da Juventude é transformador, ele transforma a criança e a criança transforma a família. Eu não poderia deixar de passar aqui para dar um abraço na Silvia e no Back".

08:57

Conselheiro do Bairro da Juventude, Guilherme Balsini: "A gente começou bastante simples, foi num dia das crianças, a gente entregando sorvetes", disse. "Depois a gente começou a fazer um aniversário coletivo todo mês aqui, já foram mais de 72 festas".

08:54

Jorge Boeira: "Nós estamos comemorando os 70 anos com tudo aquilo que o Bairro construiu. A Silvia me disse há alguns dias que tem mais 800 alunos querendo entrar, isso além dos 1.500 que já estão aqui".

08:43

Nazareno Dorneles: "Temos que agradecer por estar aqui com estas almas, superando os problemas desta cidade".

08:42

Em setembro os produtos da Fumacense estarão na campanha SuperAção. Os produtos Kiarroz branco e parboilizado, 1 quilo, e a Bebida Risovita, 1 litro, estarão com preços promocionais, R$ 2,29 e R$ 10,99 respectivamente.

08:34

Representante do Rotary Club, Tito Góes: "Desde pequeno os eventos gastronômicos em Criciúma aconteciam por aqui", disse. "Nós tínhamos aqui ônibus com 22 anos de idade, mas com uma emenda do Jorge Boeira conseguimos renovar a frota. Temos que destacar a educação e a qualificação. Eu tive a honra de estar neste projeto".

Em 1997, Tito virou conselheiro do Bairro. Comprometido com a Instituição, Góes tornou-se presidente do Conselho Deliberativo em 2007, quando assumiu interinamente no lugar de Algemiro Manique Barreto. Em 2009, foi empossado presidindo o Conselho por dois mandatos, até março de 2015. 

08:28

O ex-deputado Jorge Boeira, que contribuiu com diversas emendas de recursos para o Bairro da Juventude:

08:27

Jorge Boeira: "Não é possível que as nossas crianças ainda passem por necessidades", falou. "Parece que a gente não ensina, que eles já nascem com a capacidade, a cabecinha parece uma esponja, onde tudo o que bota absorve. Para mim é uma alegria estar aqui neste momento, por ter sido e continuar sendo um amigo do Bairro da Juventude. Parabéns para todos aqueles que construíram essa história".

08:24

Jorge Boeira: "Esse trabalho tem uma importância muito grande hoje dentro de Criciúma. Criciúma é um polo regional, que atrai coisas boas. Se nós não darmos oportunidades para aqueles que não tiveram, teremos uma sociedade cada vez mais distante", comentou. "Quando eles tocam a gente pensa que são músicos experientes, com anos de carreira. Quando era deputado federal não podia deixar de encaminhar recursos para o Bairro da Juventude", completou.

08:06

Hoje o comentarista Archimedes Naspolini Filho esteve ao lado de Adelor Lessa, fazendo o seu comentário sobre o Bairro da Juventude:

08:05

Macsuel de Bona e Sara Torquato no Programa Adelor Lessa Especial, direto do Bairro da Juventude:

08:04

Aluna do Bairro da Juventude desde os 5 anos, Sara Torquato: "Eu participei de várias atividades culturais e esportivas, não imaginava que me daria tão bem na confeitaria, me formei aos 15 anos. Eu fico 11 horas aqui no Bairro. Pretendo trabalhar nesta área, mas fazer uma faculdade de moda", disse. "O Bairro é minha primeira casa, o contato com as pessoas é como se todos fossem da minha família".
 

08:02

Ex-aluno e professor do Curso de Eletroeletrônica do Bairro da Juventude, Macsuel de Bona:  "Era para estar evoluindo e colocar a cabecinha no lugar. Eu me formei em 2001 e comecei a trabalha como eletricista, fui para uma graduação e no ano passado tiver a oportunidade de retornar como profissional", comentou. "O pessoal bate muito na tecla de que o Bairro é um local de formação, é bem especial fazer parte de tudo isso", completou.

08:01

Advogado e ex-aluno do curso de Eletroeletrônica do Bairro da Juventude, Chalton Schneider:  "Foi ali que eu comecei a ter uma vida regrada, de começar a chegar no horário. Aqui tinha grandes aprendizados, nesse primeiro contato havia um acolhimento e um ensinamento para a vida", disse.

07:57

Paulo Rech: "Eu me criei aí dentro", disse. "Continuem sempre os seus estudos, não parem nunca de estudar. O que eu tenho hoje foi graças ao Bairro e aos estudos que eu nunca parei. É através dos estudos para conseguir alguma coisa na vida".

07:56

Ex-aluno, Paulo Rech: "Estou em Brasília faz 14 anos, mas a vida toda acompanhando o Bairro da Juventude, eu entrei com 11 anos. Eu fazia o ensino técnico na Satc e estive na montagem da escola profissionalizante, comecei como estagiário, depois fui professor da escola e diretor, antes de sair do Bairro eu fui diretor financeiro", contou. Hoje é Gerente Executivo de Projetos Especiais do Departamento Nacional do SENAI.

07:44

Dizelda Benedet, antiga presidente: "É o sentimento de que criamos uma estrutura muito eficiente e capaz. A Sílvia foi contratada para desenvolver um projeto da agricultura e foi buscando novos caminhos. Na minha época eu consegui recursos vindos de Genebra, na Suíça, para a criação da escola".

07:36

Diretor de Projetos do Bairro da Juventude, Anezio Luiz de Souza (Nei): "Nós fizemos uma prestação de contas na última semana para mostrar os resultados. Tem crianças tocando quatro ou cinco instrumentos, isso é fantástico, é maravilhoso, isso não é trabalho".

07:33

Sócio e Diretor de Criação da Empória Branding, Dácio Alexandrino: "Eu nunca fui uma pessoa muito conectada com o social, mas no processo eu fui me apaixonando por este negócio. Eu senti que todos os profissionais do Bairro são focados naquilo, eles não são movidos pelo salário, é por uma coisa maior", disse.

07:29

Fundador da Empória Branding, Vaty Colombo: "A gente entende que o Bairro precisava dessa estratégia de negócio. Essa marca Bairro da Juventude é uma das mais poderosas de Santa Catarina. Não podemos ficar dependendo de pedidos, para que os empresários doem", disse. A Branding é voluntária e responsável pela marca da instituição.

07:15

Mesa cheia no Bairro da Juventude, com as lideranças que fizeram e fazem a instituição:

07:12

Presidente do Conselho Deliberativo do Bairro da Juventude, José Altair Back: "Nós fizemos uma conta e passaram pelo Bairro aproximadamente 52 mil jovens e crianças. Teve os ex-presidentes que trabalharam aqui, muitos desses já partiram, mas deixaram a sua marca aqui no Bairro. Eu gostaria de agradecer os que já passaram pelo Bairro, pelo empenho que tiveram".
 

07:10

Diretora executiva do Bairro da Juventude, Sílvia Zanette: "O Bairro pode ter uma história difícil, mas tem uma história de sucesso. Tem muita história boa para contar, eu sempre me recordo de uma professora que dizia vir para cá dar aula e diziam que existiam mil problemas, ela veio assustada e depois disse que aqui encontrou duas mil soluções".
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito