Após o recente anúncio do governo dos Estados Unidos sobre o aumento de tarifas de importações para produtos brasilieros, o chamado "tarifaço", já começa a provocar reflexos no setor atacadista e supermercadista em Santa Catarina. Conforme o diretor comercial e de marketing do Grupo Giassi, Osni Giassi, o efeito imediato não está nas exportações, mas sim no aumento da oferta de produtos no mercado interno, o que pode impactar os preços e a inflação.
Mesmo que as empresas da região, não exportem diretamente para os EUA, o mercado nacional já começou a sentir sinais de mudança. "Já existem alguns sinais de baixa de alguns produtos, que com certeza já estão prevendo a sobra, o excesso aqui no mercado interno", destacou Osni, em entrevista ao Programa Adelor Lessa nesta quarta-feira (23).
O excesso de oferta provocado pela dificuldade de exportação pode levar a uma queda nos preços internos, influenciando inclusive os indicadores de inflação, um exemplo é o preço da carne. "A carne não está baixando agora, mas há sinais de baixa, e com certeza ela virá enquanto tem o excesso de estoques e depois aí só o futuro vai nos dizer", disse Giassi, ao comentar a possibilidade no preço das proteínas.
Giassi também demonstrou preocupação com os desdobramentos internacionais da medida, se referindo as companhias dos EUA que dependem de importações de produtos brasileiros. "Até onde estamos sabendo, inclusive nos Estados Unidos, já tem empresas lá entrando na justiça contra o governo americano, porque também vai refletir lá", comentou.
Ouça na íntegra a entrevista com o diretor comercial e de marketing do Grupo Giassi, Osni Giassi: