ACWY no reforço administrado aos 12 meses de idade. A medida, implantada pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), amplia a proteção contra quatro tipos de meningococo: A, C, W e Y. Antes, o reforço contemplava apenas o tipo C. A mudança no calendário é parte da estratégia do Estado para prevenir a ocorrência de casos graves da doença, especialmente em crianças pequenas.
A vacina ACWY já era aplicada em adolescentes de 11 a 14 anos e agora passa a integrar também o esquema vacinal infantil. Apesar da ampliação, a baixa cobertura vacinal segue sendo um desafio em Santa Catarina.
"Essa é uma medida de proteção eficaz e necessária né, quando vacinamos apenas contra um sorogrupo, os outros começam a aparecer, daí já registramos casos provocado, por isso estamos reforçando agora com a ACWY. A vacina está disponível, é segura, gratuita e evita complicações sérias como hospitalizações", destacou Arieli Schiessl Fialho, gerente de Doenças Infecciosas Agudas e Imunização da DIVE.
Ouça na íntegra a entrevista com a gerente de Doenças Infecciosas Agudas e Imunização da DIVE, Arieli Schiessl Fialho: