Após reunião com o ministro dos Transportes, Renan Filho, nessa terça-feira (4), o coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado federal Pedro Uczai (PT), anunciou que o governo federal deu um passo importante para a resolução do impasse envolvendo o trecho do Morro dos Cavalos, na BR-101, em Palhoça. Segundo o parlamentar, as tratativas avançaram no sentido de viabilizar a alternativa com a concessionária e a construção de túneis no local.
“O governo está efetivamente dando um passo agora para chegar a uma construção junto com o Tribunal de Contas da União, para caminhar para a alternativa da CCR”, afirmou Uczai, em entrevista ao Programa Adelor Lessa desta quarta-feira (5). Ele explicou que o Ministério dos Transportes, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Tribunal de Contas da União (TCU) estão em diálogo para definir juridicamente a viabilidade do projeto.
Pedro Uczai afirmou acreditar que a decisão definitiva sobre o projeto deve sair ainda no final de 2025. “Eu acredito que tem condições do mês de novembro até dezembro ter uma definição concreta de qual é o principal caminho”, disse. Segundo ele, o Ministério já sinalizou posição favorável aos túneis, por considerar que “não há tempo para fazer o contorno e que os estudos indicam essa como a alternativa mais viável.
De acordo com o deputado, uma nova rodada de reuniões formais será solicitada ainda neste mês com o ministro Renan Filho, o diretor-geral da ANTT, Guilherme Sampaio, e o presidente do TCU. “A ideia agora é fazer formalmente as reuniões com os três órgãos do governo e também com o Tribunal de Contas da União e a ANTT”, destacou.
O parlamentar reforçou ainda a importância de dar transparência ao processo. “Nós precisamos de uma decisão definitiva do ministro em relação à melhor opção. É isso que a gente espera como bancada. Tem que tornar agora publicizada essa decisão do ministério”, afirmou.
Uczai reconheceu a expectativa da população do Sul de Santa Catarina e garantiu empenho para que a definição aconteça o quanto antes. “Essa angústia da população do Sul é extremamente compreensível, como é a nossa. Mas nós vamos pra frente e vamos buscar essa decisão”, concluiu o deputado.
Ouça, na íntegra, a entrevista do deputado Pedro Uczai:
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!