As celebrações do centenário de emancipação de Criciúma tiveram a participação de mais de 100 mil pessoas, segundo a presidente da Fundação Cultural de Criciúma, Cristiane Maccari Fretta. Ela fez um balanço positivo do engajamento da população com as atividades, realizadas nos parques e espaços públicos da cidade.
Apesar do mau tempo e do ciclone que atingiu a região terem adiado parte da programação, Cristiane destacou que o resultado superou as expectativas. “Podemos dizer que a gente coroou o centenário, fechamos com chave de ouro. Conseguimos envolver todas as instituições e fazer um belo trabalho, um evento a várias mãos”, afirmou, em entrevista ao Programa Adelor Lessa, da Rádio Som Maior.
Na próxima quarta-feira, a Fundação lança também o “Álbum de Figurinhas do Centenário”, inspirado nos tradicionais álbuns da Copa do Mundo. “Ele conta um pouquinho da história da cidade, dos prefeitos, do futebol, da fauna, da flora e dos parques”, detalhou.
Programação ainda ativa
A programação do centenário segue ativa, com novas iniciativas culturais e educativas. Uma delas é o projeto “A história que cabe em cartas”, desenvolvido com as escolas municipais. “As crianças estão mandando, através do selo de alusão ao centenário, cartas para os cidadãos de Criciúma, contando um pouquinho sobre a história da criança e sobre o centenário”, contou Cristiane.
O desfile cívico, que precisou ser adiado por causa da chuva, será realizado ainda neste mês. “Provavelmente a gente vai fazer no final do mês. Nós só estamos alinhando com todas as cidades vizinhas, porque não é somente a prefeitura e as instituições de Criciúma que desfilarão. A gente está trazendo Araranguá, Nova Veneza, Forquilhinha, Içara e Rincão”, explicou. Além disso, a Festa da Imigração, marcada para o dia 23 de novembro, também será em alusão ao centenário.
Quermesse
O encerramento da Quermesse 2025, nesse domingo (9), no Parque das Nações Cincinato Naspolini Filho, marcou oficialmente o fim das comemorações. A noite foi de celebração e emoção, com shows musicais, apresentações culturais e a energia contagiante do público que lotou o pavilhão de eventos.
A banda Dazaranha foi a atração principal do último dia, apresentando seus maiores sucessos e embalando o público com o carisma e o ritmo que são marcas do grupo catarinense. A festa ainda contou com os shows de Reverendo John Paul e Banda Republic, encerrando em grande estilo uma semana de intensa programação cultural.
Cristiane explicou que o mau tempo impediu uma avaliação completa, mas garantiu que o evento de 2026 já está sendo planejado. “É um desafio do Vaguinho e meu, de a gente ter realmente uma quermesse como a gente tinha antigamente. Nós teremos, sim, o ano que vem, uma espetacular festa”, revelou.
A presidente confirmou que a próxima edição da Quermesse continuará sendo organizada pela Fundação Cultural. “Será pela Fundação Cultural, o ano que vem novamente”, afirmou.
Esquadrilha Fox
Criciúma viveu uma tarde de emoção e orgulho, também nesse domingo , com o espetáculo aéreo da Esquadrilha Fox, atração especial das comemorações do Centenário de Emancipação Político-Administrativa do município. O céu azul serviu de palco para as acrobacias precisas e sincronizadas dos três pilotos da reserva da Força Aérea Brasileira (FAB), que encantaram o público de mais de 30 mil pessoas que lotaram o Parque das Nações.
Colaboração: Decom
Ouça a entrevista da presidente da Fundação Cultural: