A federalização do trecho estadual da BR-285 é o que defende o prefeito de Turvo, Heriberto Schmidt, para o risco de aumento no tráfego pesado no centro da cidade após a conclusão da pavimentação da Serra da Rocinha. A medida visa viabilizar obras de segurança e um possível contorno rodoviário, evitando que centenas de carretas atravessem a área urbana diariamente.
Segundo Schmidt, o Porto de Imbituba estima que pelo menos 330 caminhões carregados de soja devem utilizar a via diariamente. “Carreta não voa. Vai passar aqui, no centro, causando transtornos e colocando em risco a segurança da nossa população”, afirmou, em entrevista nesta quinta-feira (14), ao Programa Adelor Lessa espcial em Turvo, lembrando que a rodovia é utilizada por pedestres, estudantes, agricultores e veículos de emergência.
O trecho que passa por Turvo é estadual, embora faça parte da BR-285, que vai de Timbé do Sul até a divisa com o Rio Grande do Sul. O prefeito informou que já manteve conversas com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o governador Jorginho Mello e prefeitos de cidades vizinhas, mas ainda não há processo formal para a federalização.
Schmidt também criticou a falta de audiências públicas para discutir os impactos do tráfego pesado. “O DNIT não fez o dever de casa. Essa obra deveria ter sido precedida por uma audiência pública, e não foi. Isso impacta diretamente nossa comunidade”, disse.
Uma reunião entre representantes de Turvo, Timbé do Sul e Meleiro com o novo superintendente do DNIT está prevista para a próxima semana. A expectativa é que, na sequência, seja agendada uma audiência com o Governo do Estado para tratar efetivamente do tema.
Ouça na íntegra o que disse o Prefeito de Turvo, Heriberto Schmidt: