A Defesa Civil de Criciúma emitiu um alerta nesta sexta-feira (7) para chuva intensa e ventos fortes devido à formação de um ciclone extratropical que atinge o Sul de Santa Catarina. O fenômeno deve provocar rajadas de até 70 km/h e acumulados de até 51 milímetros entre esta sexta e sábado (8), especialmente no período da manhã. A Prefeitura orienta que a população redobre os cuidados e evite deslocamentos desnecessários.
Em nota, o órgão reforça que equipes estão em regime de monitoramento e prontas para atendimento de ocorrências. A Defesa Civil recomenda vistoria em telhados, reforço de estruturas metálicas e retirada de objetos soltos em áreas externas, além da limpeza de calhas e ralos. Também alerta para que moradores não se aproximem de fios elétricos rompidos e comuniquem situações de risco.
Programação do centenário é adiada
Devido à previsão, a Prefeitura de Criciúma anunciou o adiamento parcial da Quermesse 2025 e da Feira do Livro, eventos que integram as celebrações do centenário do município. As atividades de rua e apresentações programadas até as 17h de sábado (8) foram suspensas, com retomada prevista para a noite de sábado e programação normal no domingo (9).
A Fundação Cultural informou que a Feira do Livro manterá, se possível, apenas a estrutura de vendas neste sábado, sem atrações artísticas. O evento será retomado na segunda-feira (10) com a agenda completa de apresentações e palestras. “O principal objetivo é garantir a segurança do público e de todos os envolvidos”, informou a nota oficial.
Aulas remotas nas universidades
As universidades também adotaram medidas preventivas. A Unesc, Unisatc e Esucri transferiram as aulas presenciais para o formato remoto nesta sexta-feira, e a Unesc seguirá com encontros virtuais no sábado (8).
Confira abaixo as notas da Defesa Cívil e das universidades de Criciúma:

DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!