Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Atleta de Xadrez da FME Criciúma é vice-campeã de torneio internacional

Kathiê Goulart Librelato ficou em segundo lugar no Festival Internacional de Praga, na República Tcheca
Por Redação Criciúma, SC, 17/06/2022 - 19:11
Foto: Divulgação/ Decom
Foto: Divulgação/ Decom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Nesta sexta-feira (17), teve fim o Festival Internacional de Xadrez de Praga, na República Tcheca. A atleta da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma/ACX-Criciúma/ Unesc/Librelato/Nações, Kathiê Goulart Librelato, conquistou o segundo lugar da competição. Com cinco vitórias, dois empates e duas derrotas, ela ficou atrás apenas da polonesa Maria Malicka e à frente da búlgara Viktoria Radeva.

Além da segunda colocação, somando 50 pontos no ranking da Federação Internacional de Xadrez (FIDE), Kathiê também obteve a sua segunda norma de Woman GrandMaster (WGM). Com isso, a atleta fica a apenas uma norma e mais 50 pontos no ranqueamento internacional para se tornar a primeira brasileira a obter o título vitalício de WGM.

"Fiquei muito feliz com o resultado e a obtenção da segunda norma. Agora é manter o foco para repetir o bom desempenho na próxima competição, que acontece em Téplice, na República Tcheca", comemorou Kathiê. "Estamos perto de uma marca histórica para o xadrez brasileiro. É um orgulho imenso", complementou o coordenador de Xadrez da FME Criciúma, Claudionor Pirola.

Para obter o título vitalício de WGM, uma enxadrista precisa atingir 2.300 pontos no ranking da FIDE e obter três normas de WGM. Para conseguir uma norma, a atleta precisa ter enfrentado três adversárias de distintas nacionalidades, ter disputado contra cinco tituladas, ter uma performance acima de 2.400 pontos no torneio e conquistar uma pontuação mínima estabelecida pela FIDE.

O presidente da FME Criciúma, Neto Uggioni, não escondeu a alegria com o resultado obtido por Kathiê. "É uma conquista gigantesca para Criciúma. A Kathiê é uma grande atleta e está levando o nome da nossa cidade mundo afora, firmando-se ainda mais como uma enxadrista brilhante. É a efetivação do trabalho da Fundação com os nossos esportistas", afirmou.

Copyright © 2021.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito