Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Arroio do Silva comemora 22 anos de emancipação político-administrativa

Programa Adelor Lessa foi transmitido do município em homenagem ao aniversário
Por Clara Floriano Criciúma - SC, 29/12/2017 - 09:37 Atualizado em 29/12/2017 - 09:42
Adelor Lessa e o prefeito de Balneário Arroio do Silva, Juscelino Guimarães (foto: Décio Batista)
Adelor Lessa e o prefeito de Balneário Arroio do Silva, Juscelino Guimarães (foto: Décio Batista)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Nesta sexta-feira (29) Balneário Arroio do Silva comemora 22 anos de emancipação político-administrativa. Por isso, além de uma festa de aniversário que marca a data e também a abertura da temporada de verão, hoje o Programa Adelor Lessa foi transmitido direto do local. Na oportunidade a história da cidade foi relembrada, algumas questões sobre o ano que passou e projetos para o próximo ano foram abordados.

Economia no Município

O Balneário Arroio do Silva, como demais municípios e o país como um todo, passou um 2017 difícil na economia. Um dos desafio do município é manter a economia aquecida na baixa temporada.

“Para subir a receita só tem uma fórmula. Ficar em cima da arrecadação e da fiscalização. Não fazemos isso só na temporada, mas na baixa também, ainda mais na situação que o país se encontra. É um grande desafio”, disse o secretário de de Administração e Finança, Felipe Keller

“Você tem que economizar para conseguir pagar a folha, para não deixar ninguém para traz. Os recursos vieram bastante do municípios, porque estava muito difícil conseguir recurso de fora. Agora foi a época de pedir. A gente não se cansa de pedir. Nada caí do céu”, completou o prefeito Juscelino da Silva Guimarães.

Festa de nossa Senhora dos Navegantes

Um dos eventos mais tradicionais, a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira do município volta a ganhar força no ano que está por vir. “Estamos com alegria vivendo esse clima de veraneio e também estamos nos preparando para a festa da padroeira do município: Nossa Senhora dos Navegantes”, comentou o padre Ademar Paulo de Fáveri, da Paróquia São Pedro Apóstolo, do Arroio do Silva.

Segundo o prefeito Juscelino Guimarães, a festa já foi uma das maiores do município, mas com a chegada de novos moradores e de novos eventos foi perdendo seu destaque. Então, neste ano o padre Ademar pediu ajuda para que neste verão fosse feita uma grande festa.

“Então, para isso, teríamos que fazer uma grande divulgação. A gente tentou fazer alguma coisa para ver se resgata o interesse do pessoal em participar da festa. Temos treze patrocinadores. E uma das coisas que vamos modificar é fazer três dias de festa, começando de manhã com missa, passeando na beira mar e já anunciar a noite que vai ter uma coroação. Vai ser um momento muito forte”, afirmou.

A história do prefeito

O prefeito de Balneário Arroio do Silva, Juscelino da Silva Guimarães, conhecido como Mineiro da Farmácia, está há 27 anos no município. Ele contou que inicialmente chegou para ficar por três meses e nunca mais saiu.

“Antes as farmácias da região iam embora após a temporada e eu não fui. Fiquei aqui visando os dois lados, tanto o financeiro quanto da necessidade dos cidadãos, e fui crescendo com a comunidade. Diziam que eu ia passar fome no inverno, estou esperando essa fome há 27 anos. Essa fome pagou a faculdade dos meus filhos”, brincou o prefeito.

Mas foi nas últimas eleições que o Mineiro da farmácia mostrou uma outra vocação: a política. “Essa ida para a política é o seguinte, alguém tinha que dar a cara para bater. E eu já tinha uma ligação com o povo. Quem consegue administrar seu negócio consegue representar o povo que te escolheu. Eu entrei na política para somar, distribuir e fazer melhor”, contou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito