Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Arrancada de Caminhões: mais um acidente com piloto

Durante prova, motorista perdeu o controle do veículo e capotou, ficando em estado grave
Por Francine Ferreira Balneário Arroio do Silva, SC, 18/03/2019 - 06:38 Atualizado em 18/03/2019 - 11:39
Foto: Gabriela Silva / Divulgação
Foto: Gabriela Silva / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Depois da edição de 2014, quando Edson Beber, de 46 anos, capotou o caminhão que pilotava em uma das provas e foi a óbito no local, mais um acidente envolvendo um piloto foi registrado na Arrancada de Caminhões de Balneário Arroio do Silva. Desta vez na 29ª edição, Plínio Júnior perdeu o controle do veículo e também capotou, no último sábado, chegando a ser projetado para fora do caminhão.

Diferente do fim trágico de 2014, neste ano o piloto foi socorrido com vida e encaminhado, ainda que em estado grave, ao Hospital Regional de Araranguá. Posteriormente, foi transferido para o Hospital São José, em Criciúma, onde encontrava-se internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com situação estabilizada, até a publicação desta reportagem.

A respeito do acidente, a Administração Municipal de Balneário Arroio do Silva emitiu uma Nota Oficial, juntamente com a organização da Arrancada de Caminhões e a Federação de Automobilismo de Santa Catarina (FAUESC), ressaltando que “as equipes de resgate do evento prestaram o pronto atendimento ao mesmo e o encaminharam ao Hospital Regional de Araranguá”, para os cuidados médicos necessários.

Conforme o organizador do evento, José Felisberto Pereira, logo depois do acidente, com a UTI móvel da Arrancada de Caminhões, a equipe prestou o atendimento necessário e, desde então, vem dando todo o suporte para a família do piloto acidentado.

“Temos que ter a consciência que estamos organizando um evento de risco, assim como a Fórmula 1 e os campeonatos de motocross, por exemplo. De 2014 para cá já houve uma evolução no quesito de segurança, com diminuição de pista e colocação de defensas metálicas, uma serie de aparatos que foram instituídos. Não existe evento sem risco, a gente sempre trabalha para minimizar esses riscos, mas não podemos ser omissos e dizer que não existem”, completa.

A Polícia Civil vai avaliar, a partir de hoje, a necessidade de instauração de um inquérito policial para investigar o caso.

Ainda assim, avaliação é positiva

Mesmo com o registro do grave acidente, o organizador ressalta que a edição de 2019 da Arrancada de Caminhões superou todas as expectativas, tanto na participação do público, quanto no recorde de inscrição de pilotos, que era de 133 em 2009 e passou para 152 neste ano. Além disso, o evento também marcou o retorno do apoio de empresas de grande porte no mercado internacional.

Durante todo o fim de semana, a competição foi realizada nas categorias: Toco e Truck, Cavalo Mecânico Original, Cavalo Mecânico até 560cv, Protótipos e Força Livre. “Estamos muito satisfeitos. Recebemos um público de mais de 150 mil pessoas”, registra Pereira.

Considerada a maior competição do gênero automobilístico no mundo, a Arrancada também contou com novos visitantes, como no caso de André Luis Roldão da Silva, de Gravataí, que prestigiou pela primeira vez e gostou do espetáculo. “Há anos sei do evento, mas nunca consegui acompanhar pessoalmente. Neste ano consegui conhecer e ver de perto as arrancadas. Achei muito legal e pretendo voltar mais vezes”, relata.

A megaestrutura montada envolveu expositores, praça de alimentação, palco para shows e camarotes. “Na parte dos expositores contamos, mais um ano, com a presença dos artesãos locais que tiveram um espaço para mostrar seu trabalho aos nossos visitantes”, argumenta o prefeito Juscelino da Silva Guimarães.

Uma grande equipe esteve mobilizada para tornar a Arrancada de Caminhões um sucesso. “É o maior evento do município e um dos mais importantes, já que movimenta muito a economia. Recebemos um grande público e estamos ainda mais contentes com o recorde de participação de pilotos. Agradecemos o público que fez essa grande festa e toda equipe que esteve envolvida e mobilizada para que a Arrancada acontecesse”, ressalta o prefeito.

Atrações musicais para todos os gostos

Além das provas, que aconteceram durante os dias, as atrações musicais movimentaram o parque da Arrancada no período noturno. Quem abriu a programação de shows foi Léo e Monteiro, na primeira noite do evento. Na sexta-feira, animaram o público o DJ Belada e a dupla Fernanda e Renata. Por fim, o movimento foi ainda maior na noite de sábado, com o show nacional de Chimarruts.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito