Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Araranguá em alerta: rio está 2 metros acima do nível normal (VÍDEO)

Aulas foram suspensas e ginásio está sendo preparado para receber famílias atingidas pela chuva
Por Giovana Bordignon Araranguá, SC, 03/05/2022 - 15:49 Atualizado em 03/05/2022 - 16:09
Foto: Divulgação / 4oito
Foto: Divulgação / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Em Araranguá, as fortes chuvas levaram o município a colocar um plano de contingência em prática. Em entrevista ao programa Conexão Sul nesta terça-feira (3), na Rádio Som Maior, o diretor de Comunicação do município, Sandro Ramos, comentou que a preocupação maior na cidade se deve ao Rio Araranguá, que registra 2,10 metros acima do nível normal.

“Araranguá é um caso particular, temos a foz do rio que desemboca toda a água que cai em Timbé do Sul, Jacinto Machado, Praia Grande, acaba se juntando aqui com o Rio Araranguá. Esses 80 milímetros que choveu na noite de ontem, essa água ainda não chegou aqui. Isso nos deixa em alerta. Ainda não é uma questão de pânico, mas a gente está muito atento”, ressaltou.

Medidas de contingência 

No município, a situação ainda é tranquila, apesar de já haverem alguns pontos de alagamento, principalmente nas vias públicas. A Defesa Civil, juntamente com a Secretaria de Obras, prevendo essa situação, já realizou a limpeza de valos, bocas de lobo e fechamento das comportas na semana passada e deixam as equipes de trabalho sobre alerta.

Entre as medidas aderidas, está a suspensão das aulas da rede municipal de ensino. “Aqui em Araranguá a gente tomou essas preventivas para evitar maiores transtornos. Entre elas está a suspensão das aulas. Em virtude de que praticamente todas as crianças vão de ônibus, para evitar que, em um momento de chuva, não consigamos mais devolver essas crianças”, informou o diretor de Comunicação.

Nesta quarta-feira (4), é feriado municipal em Araranguá, em virtude da festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens, a padroeira do município. Então, durante dois dias, as crianças não terão aulas. “Isso também dá um certo alívio pra gente, pra que a gente possa trabalhar sem essa problemática dos alunos”.

Em caso de emergência, em que a água chegue às residências e impossibilite que a família permaneça lá, o ginásio Padre Ezio Juli está sendo preparado para recebe-las. “Já foram levados colchões para lá, estamos vendo a questão de alimentação e água, todas as questões para ver como vamos receber essas famílias, caso realmente seja necessário retirá-las”.

Precaução

“A gente pede que as pessoas tenham muito cuidado neste momento, quem puder ficar em casa, fique, evite locais com qualquer sinal de deslizamento, alagamento, tentar não passar por córregos, procure um outro caminho”, alertou Sandro. E lembrou que, em caso de ocorrências durante os próximos dias, a população comunique a Defesa Civil através dos números 193 ou 199.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito