Com percurso desafiador e grandes variações de relevo, segunda edição da Track & Field Nightfall Run, que acontece neste sábado (12) em Criciúma, exige atenção redobrada dos atletas. Segundo o ortopedista Marinho Búrigo, da Levve Ortopedia, o trajeto, que inclui subidas e descidas intensas, impõe um alto nível de estresse mecânico às pernas, especialmente na região da panturrilha, posterior de coxa e joelhos.
“Essa não é uma prova indicada para iniciantes. A altimetria é alta e, sem o devido preparo, aumenta o risco de lesões. Por isso, o aquecimento prévio é fundamental”, destaca Búrigo. Ele explica que, na descida, o esforço é maior para os joelhos por conta da frenagem natural do corpo, enquanto na subida o trabalho recai fortemente sobre o quadril e a musculatura posterior. “Estar bem aquecido e com o corpo pronto para essas variações é o principal fator de proteção para o atleta.”
O evento, com largada no Parque Astronômico, propõe um percurso inusitado e urbano: descer e subir o Morro Cechinel, atravessando o centro da cidade. Os participantes podem escolher entre trajetos de 5 km ou 10 km, todos em asfalto e com iluminação total, unindo desafio físico à segurança e beleza do trajeto.
Ouça a entrevista completa: