Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Após assaltos em Criciúma, PM dá orientações para se proteger dos crimes

No último fim de semana, pelo menos três ocorrências chamaram atenção para a insegurança no município
Por Stefanie Machado Criciúma, SC, 15/08/2022 - 12:11 Atualizado em 15/08/2022 - 13:52
Foto: Freepik
Foto: Freepik

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Assaltos à mão armada registrados em Criciúma neste fim de semana ressaltam a insegurança e preocupação de quem vive no município. Em uma das situações, dois criminosos abordaram um homem que esperava a namorada no carro, em frente a um apartamento no Centro da cidade.

LEIA MAIS:

Criciúma registra dois assaltos à mão armada e um furto neste fim de semana

Em situações como esta, segundo o comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar de Criciúma, tenente-coronel Sandi Sartor, é fundamental prestar atenção nos momentos de entrada e saída de residências. "Falando de prevenção, ficar parado dentro do veículo torna-se uma vítima um pouco mais fácil. Tentar ajustar esses horários. Por exemplo, se ver pessoas em atitudes suspeitas na frente do portão ou da casa, pode passar reto e acionar o 190 para fazer uma averiguação", comenta.

Nem sempre os assaltos são premeditados. "A maioria dos crimes são circunstanciais, ou seja, os criminosos estavam passando e encontraram uma vítima em potencial para realizar o roubo. Se não tivessem parado ali, talvez não tivesse acontecido aquele assalto ou a vítima seria outra pessoa", enfatiza.

Além disso, a discrição na internet também se faz indispensável. "É importante evitar possíveis atrativos e, especialmente, a divulgação desses atrativos. Nas redes sociais, é possível divulgar joias, venda de veículo, de terreno ou imóvel", exemplifica Sartor. Também não é recomendado compartilhar a localização publicamente, nem expor fotos de crianças nas plataformas digitais.

"Nunca indicamos reagir a um assalto. Principalmente, se não há nenhum preparo para isso. O elemento surpresa está com a vítima e o criminoso está prevendo a situação, por isso, está em vantagem naquele momento", explica. "Orientamos que a vítima pegue o máximo de informações daquela pessoa, como tatuagens, vestes, cor do tênis, porque geralmente troca-se a parte de cima da roupa. E ligar o mais rápido para o 190. O tempo para nós é crucial", destaca o comandante.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito