Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Apenas 20% das pessoas com osteoporose realizam tratamento adequado

Problema atinge dez milhões de brasileiros
Por Redação Criciúma - SC, 22/12/2017 - 20:35
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A osteoporose atinge cerca de dez milhões de pessoas no Brasil, segundo dados da Fundação Internacional de Osteoporose (IOF). A cada três pessoas que sofrem fraturas no quadril, uma possui o problema. 80% das pessoas com osteoporose não realizam tratamento adequado.

A doença é definida como a perda acelerada de massa óssea, que ocorre durante o envelhecimento. Segundo a endocrinologista Amalia Lucy, os hormônios influenciam no aparecimento do problema.

“A osteoporose é um problema comum nas mulheres após a menopausa, pois com a queda acentuada dos níveis de estrogênio reduz-se o nível de osteoprotegerina, substância que ajuda a manter a microestrutura óssea tornando-a mais frágil e aumentando a probabilidade de ocorrerem fraturas, que podem ter graves consequências", explica. 

Na maioria dos casos é um problema silencioso. Aos poucos os ossos vão se tornando porosos, semelhante a uma esponja. Nos homens, o problema é mais comum após os 65 anos, principalmente nos viúvos ou sedentários. A cada ano, aproximadamente duas mil pessoas morrem por complicações de osteoporose no Brasil.

As fraturas acontecem com frequência na coluna, nos punhos, braço e quadril. Também ocasiona em dores crônicas, problemas para respirar e se locomover. Níveis adequados de cálcio podem ser obtidos na alimentação ou por vitamina D, através do sol.

“Os atuais tratamentos não revertem a perda óssea completamente. Na maioria das vezes o diagnóstico acontece após uma fratura ou com doença já avançada. Sendo assim, a melhor estratégia é prevenir ou buscar ativamente, com exames como a densitometria óssea, além de acompanhamento com especialista", finaliza a médica.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito