Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Aos criciumenses, muita festa e o novo Parque dos Imigrantes

Celebração dos 139 anos de colonização, ontem, reuniu milhares de pessoas nas ações realizadas pelo município
Por Francine Ferreira Criciúma - SC, 07/01/2019 - 08:14
Daniel Búrigo / A Tribuna / Arquivo
Daniel Búrigo / A Tribuna / Arquivo

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Anderson da Silva e Renata Souza moram praticamente ao lado do Parque dos Imigrantes e, prestigiando a estrutura na noite de ontem, reconheceram o quão importante o novo espaço será para toda a comunidade do Distrito de Rio Maina. “É algo que nós estávamos precisando, um lugar para fazer exercícios, trazer as crianças”, destacou ela. “Representa que o dinheiro público está sendo bem investido, utilizado para a comunidade se beneficiar”, completou ele.

Como eles, em um dia de sol e calor e uma noite de temperatura agradável nesse domingo, mais de vinte mil pessoas foram ao distrito conferir de perto os novos 61 mil metros quadrados do Parque dos Imigrantes de Criciúma. Sonhado desde 2009, o parque teve investimento de mais de R$ 7 milhões dos Governos Municipal e Estadual, bem como da iniciativa privada.

Celebrando os 139 anos de colonização do município, uma missa com corte do bolo e o hasteamento da bandeira foram realizadas pela manhã, passando por homenagens e apresentações artísticas e culturais à tarde, e fechando com a inauguração oficial do Parque dos Imigrantes à noite, com show nacional da dupla Thaeme e Tiago.

Em seu pronunciamento, o prefeito Clésio Salvaro ressaltou que acompanhar o andamento das obras já foi gratificante, e que presenciar o resultado de todo o esforço foi melhor ainda. “O parque está lindo, um presente maravilhoso que podemos entregar para todos os criciumenses. Hoje (ontem) é um dia especial, estou feliz, alegre e realizado por poder entregar uma obra tão importante e magnífica no dia do aniversário da cidade. O Parque dos Imigrantes é para todos os criciumenses. Muito obrigado a todos que se empenharam nessa obra”, reforçou.

Chefe do Poder Executivo no mandato anterior, o ex-prefeito Márcio Búrigo também compareceu à inauguração e prestigiou a entrega oficial do Parque dos Imigrantes à população do Distrito de Rio Maina. “Um sonho que se configurou como uma realidade, em um trabalho que se complementou. Até porque um projeto como esse tem toda uma sequência, tanto que fizemos a primeira reunião com a comunidade anos atrás, e tudo foi combinado de acordo com os pedidos e necessidades dos moradores. Então me sinto como parte dessa conquista e estou muito feliz, esse parque está acima de qualquer vaidade”, desabafou.

Aprovado pela população

Assim como Anderson e Renata, a empresária Juciléia Colombo Alamini também aprovou a nova estrutura. Antiga moradora do Rio Maina, afirmou que o distrito precisava do parque como opção de lazer. “Ficou maravilhoso, muito lindo, e vai ser ótimo para comunidade ter um parque como esse bem próximo de si, com muitas opções de lazer”, opinou.

Como concordou, também, o supervisor de Segurança do Trabalho, Leandro de Oliveira Borges. Atualmente morador do Bairro Santa Luzia, ele viveu por 16 anos no Rio Maina e conta que, antigamente, não existia um local como o Parque dos Imigrantes, que deve se tornar o ponto de encontro do distrito.

“Participo também do Rotary, que fez parte do projeto e ajudou para que saísse do papel. Depois que estava encaminhado, a comunidade apoiou e, por isso, vim prestigiar e curtir a inauguração. Acredito que como o Rio Maina é muito grande, um local como esss era necessário, pelo tamanho no distrito. A estrutura foi muito bem feita e conta com locais únicos e bastante úteis”, acrescentou.

Estrutura completa para exercícios e lazer

O Parque dos Imigrantes conta com um campo de futebol, três campos de areia, quadra poliesportiva, pista de caminhada, ciclovia, academia ao ar livre, quadra de basquete, parque infantil em formato de avião, palco que será aproveitado como pista de skate e labirinto verde. Uma cancha de bocha também está no projeto, os recursos estão em caixa, mas a construção ainda não se iniciou.

Além disso, duas entradas dão acesso aos carros para que adentrem o parque e cada um deles possui seu próprio estacionamento pavimentado com brita. Juntos, os dois tem espaço para 220 carros, 70 motocicletas e nove ônibus e/ou caminhões.

Ponte interditada

Para quem chega a pé pela Rua Maria Teresinha da Silva Gregório, uma ponte pênsil foi construída para fazer a ligação ao local. No entanto, por conta do grande fluxo de pessoas durante o dia de ontem, a estrutura acabou cedendo em um dos lados e, por esse motivo, foi temporariamente interditada pela Defesa Civil de Criciúma.

Uma avaliação preliminar da Defesa Civil aponta que parafusos de sustentação afrouxaram e, devido ao excesso de peso, a ponte cedeu. Felizmente, ninguém se machucou. Nesta segunda-feira uma avaliação mais detalhada deve ser realizada, antes de o local ser consertado e reaberto para uso da população.

Investimento em vegetação

Parte importante de um espaço direcionado ao lazer, a vegetação é um dos focos do Parque dos Imigrantes e ficou sob a responsabilidade da Fundação de Meio Ambiente de Criciúma (Famcri). O pedido aos futuros frequentadores do local, para o momento, é por um pouco de cuidado e paciência, já que as árvores foram plantadas recentemente e ainda precisam de tempo para crescer e fazer sombra.

Na farinha de milho, o resgate às tradições culturais

Aberta oficialmente também ontem, a tão comentada atafona também passou a ser conhecida pelos visitantes, que além de presenciarem a farinha de milho sendo produzida na hora, puderam saborear pratos produzidos com o ingrediente.

Trata-se de uma estrutura montada para a fabricação de farinha de milho de forma artesanal, como faziam os colonizadores. Ela conta, ainda, com um salão onde poderão ser realizados eventos e com planejamento para abrigar um café colonial.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito