Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Ano Novo no embalo do realmente novo

Grupo de Criciúma que se conheceu na estrada passa as festas fazendo história pela América do Sul
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 31/12/2018 - 16:45
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um Natal entre a família, com bastante comida na mesa. Um Ano Novo entre amigos, curtindo fogos, champanhe, abraços, beijos e sonhos. Mas o apanhado de feriados pode fugir dos padrões. E bastante, como no caso de nove criciumenses de diferentes origens, de atividades diversas que fizeram dos últimos dias do ano ocasiões para um rumo diferente. Uma de tantas inspirações para o novo ano, para quem planeja realmente o novo.

Ana Cristina, Ana Lúcia, Deivisson, Fábio, Monique, Nicoly, Norton, Ramilla e William. Em comum, o gosto por aventura. Sem combinar, cada qual ao seu ritmo, compraram um pacote. Não para um turismo qualquer, mas uma trip de memórias. “Nem todos se conhecem direito, mas essas semanas servirão para fazer amizades para a vida inteira”, projetou a professora Ana Lúcia Pintro, uma das mais entusiasmadas do grupo. Eles dormem em hostel, acampam, encaram pés machucados e lábios rachados, mas ninguém reclama. Só agradecem.

William lendo o seu A Tribuna em um lago no Chile

Rumo ao Atacama

O projeto, que se tornou realidade. Viajar por duas semanas, com retorno no próximo dia 4, por caminhos da Argentina, Chile e Bolívia. “Impossível escolher uma”, postou outro dia a condutora de Ecoturismo Nicoly Patrício, que comemorou 23 anos no dia em que a viagem iniciou. Ela fazia menção ao conjunto de montanhas em um horizonte belíssimo de Tumbaya, na província de Jujuy, interior da Argentina.

A viagem do grupo que vai se conhecendo literalmente na estrada é da simplicidade. Sem sofisticações. Uma van branca os conduz pelos caminhos dos países vizinhos. “Cansaram de andar de van, tô levando na mochila”, brincou a auxiliar comercial e guia de turismo Monique Garcia, ao bolar uma divertida foto na parada na bela Salinas Grandes, em Jujuy. No clique, três do grupo aparecem ao fundo, como se estivessem na mochila de Monique.

Na hora de comer, valeu a pena levar mantimentos. Muita bolacha, leite em pó, suco, café, massa, arroz, entalados. Tudo foi na bagagem saída de Criciúma.

No caminho, imagens de tirar o fôlego

Muitas e grandes lembranças

Fotos não vão faltar para as memórias dos aventureiros. “Quando a lhama é mais fotogênica que você”, divertiu-se Norton de Souza Corrêa, 23 asnos, estudante e estagiário em Design Gráfico. Ele foi clicado ao lado do simbólico e peludo animal dos Andes na exótica Purmamarca, ainda em Jujuy. “Um lugar cheio de cultura andina e belezas surreais”, descreveu em seu perfil na rede social a agência Delta Ecoturismo, que leva o grupo.

O Natal foi na estrada. Houve tempo, ainda em Purmamarca, para uma parada e a foto com as toucas de Noel para o agrado às famílias. Mas a comunicação não é o forte do caminho. “A internet não ajuda”, conta a professora Ana Lúcia. Mas não há tempo para perder. Há muito o que ser visto. Mesmo na estrada de mais de 600 quilômetros que é uma reta no interior da Argentina.

O Ano Novo vai ser, para eles, no centrinho de San Pedro de Atacama, norte do Chile. Na rua Caracoles, famosa por aquelas bandas. Nem a passagem por 4,2 mil metros de altitude mexe com os ânimos da galera.

A história completa desta aventura será contada por eles, aqui mesmo em A Tribuna, no retorno da turma. Para ilustrar o alto astral da parceria, uma edição do jornal rolou na viagem. “E levaram até para fotos em um dos lagos”, confirma Ana Lúcia. Para eles, o 2019 chega em um outro ritmo. Com a renovação que a data permite colocada em prática no primeiro segundo.

Os viajantes

 

Ana Cristina da Silva, 40 anos
Professora de História
 “Esta trip está sendo fantástica desde a sua concepção. Está sendo um presente. Creio que será um momento de liberdade, autoconhecimento, de desconectar de tudo e voltar com a mente renovada e aberta. Estes três países são os primeiros da minha lista de 56 que vou conhecer. Coração de nômade e poeira da estrada nas veias”.

 

Ana Lúcia Pintro, 45 anos
Professora de Matemática
 “Eu desejei passar este Natal e a virada de ano em um lugar diferente. E, como Deus resolveu me pegar no colo, nem precisei traçar estratégias. Quero continuar mantendo meu equilíbrio e já aprendi que para isso tenho que estar em movimento. Quero ser uma pessoa melhor e por isso não posso perder as oportunidades. Estou muito feliz por fazer parte de grupo”.

 

Deivisson do Nascimento, 23 anos
Assistente de exportação
“Esta viagem será uma experiência incrível onde poderei conhecer outros países. Passarei o Natal e o Ano Novo com amigos. Acredito que será uma das experiências mais loucas que já tive. Passeio e acampo desde os 12 anos, mas esta será uma prova de fogo. Pretendo por em prática tudo o que eu aprender”.

 

Fabio de Godoi Machado, 42 anos
Economista
“Viajar é preciso, é bom. Alimenta o corpo e a alma. Quando se viaja há uma conexão com o desconhecido. Nesta viagem várias pessoas irão junto, não de corpo, mas de espírito. Espírito livre!”.

 

Monique Garcia, 23 anos
Auxiliar comercial
“Sendo minha primeira viagem, não teria como não ser diferente, passando perrengue e rodeada de amigos. Que esta viagem abra várias portas do conhecimento pra mim e que seja apenas o pontapé de muitas outras”.

 

Nicoly Patrício, 23 anos
Condutora de ecoturismo
“Fui muito ansiosa pela viagem e espero que supere todas as expectativas. Pois será minha primeira viagem internacional e eu quero guardar nas minhas melhores lembranças para sempre.”

 

Norton de Souza Correa, 23 anos
Estudante e estagiário em Design Gráfico
“O que me motiva a ir para o Chile, além do desejo de conhecer novos lugares e novas culturas, é o desejo de me conhecer melhor. Espero descobrir nesta viagem uma nova versão de mim mesmo”.

 

Ramilla Rosso Possamai, 18 anos
Acadêmica e estagiária de Fisioterapia
“Estou em busca de viver meus sonhos e me aventurar por aí, me permitindo ser quem realmente sou. Quero adquirir novas experiências, conhecer outras culturas e as histórias que cada lugar conta. Quando surgiu a proposta para esta viagem eu sabia que era uma oportunidade única e perfeita”.

 

William de Souza Eleutério, 40 anos
Empresário
“A alma de uma viagem é a liberdade, a liberdade perfeita, de pensar, de sentir, da maneira como cada um deseja. Partimos para uma jornada principalmente para nos livrar de todos os obstáculos e inconveniências para deixarmos nós mesmos para trás, muito mais do que para nos livrar dos outros”.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito