Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Ananda Figueiredo dá dicas de como ter um melhor 2020

Psicóloga fala sobre como fazer com que as metas definidas não virem uma obrigação
Por Paulo Monteiro Criciúma - SC, 09/01/2020 - 11:36 Atualizado em 09/01/2020 - 11:38
Foto: Arquivo / 4oito
Foto: Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O início de um novo ano é sempre aquele momento em que as pessoas costumam parar, refletir, e definir algumas metas e objetivos para uma nova época. É nestas resoluções de novo ano em que são colocadas não só atividades que gostamos de fazer, como também aquelas que não necessariamente nos agradam muito, mas que ansiamos pelo resultado, porque sabemos que trará resultados.

De acordo com a psicóloga Ananda Figueiredo, estas resoluções em que estudamos e pensamos detalhadamente em cada um dos passos, não costumam trazer um bem-estar tão grande quanto se parece. Para ela, uma das principais coisas à se fazer com essas metas é não transformar algo que gostamos de fazer, em algo obrigatório.

“Na medida em que tiramos a espontaneidade desta atividade e colocamos nela uma obrigação, nesta resolução de ano novo em que devemos fazê-la uma, duas vezes por semana ou uma vez no dia, estas atividades vão deixando de ser algo que nos dá prazer e passam a ser resoluções obrigatórias, provocando uma modificação hormonal no nosso cérebro”, ressaltou a psicóloga.

Ananda explica que, ao tornar obrigatório algo que antes era alvo de satisfação para nós mesmos, faz com que os hormônios de bem estar vão se reduzindo em nosso corpo, dando lugar à alguns hormônios de estresse. Para combater isto, devemos evitar tirar a posição de prazer de algumas atividades - além de nos permitir ter um tempo livre de vez em quando.

“Tenha duas horas sem nada planejado, uma vez por semana, e se naquelas duas horas você estiver o desejo de fazer algo: perfeito. Do contrário: resista. Repouse, descanse, faça nada. Fazer nada é um exercício tremendo de bem estar para o nosso cérebro que estamos cada vez menos acostumados”, concluiu a psicóloga.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito