Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Análise de imagens: diretor da FCF afirma que houve pênalti de Andrew (VÍDEO)

Federação disponibilizou imagens para o Portal 4oito; primeiro lance é colocado em dúvida por Marco Martins
Por Heitor Araujo 27/01/2020 - 10:41 Atualizado em 27/01/2020 - 10:46
Diretor de arbitragem avalia que toque aconteceu dentro da área (Foto: reprodução)
Diretor de arbitragem avalia que toque aconteceu dentro da área (Foto: reprodução)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A primeira derrota do Tigre na temporada, 3 a 2 para o Juventus em Jaraguá do Sul, veio acompanhada de polêmica e uma declaração, no mínimo, contundente do presidente Jaime Dal Farra. Com duas penalidades marcadas contra o Criciúma, o dirigente detonou a Federação Catarinense de Futebol (FCF), chamando-a de m*. A comissão de arbitragem disponibilizou as imagens dos lances para o Portal 4oito e se reunirá na tarde desta segunda-feira, 27, para definir um posicionamento. 

A avaliação prévia do diretor de arbitragem da FCF, Marco Martins, é de que o primeiro lance é duvidoso, pois há o contato, mas há a dúvida se suficiente para derrubar o jogador do Juventus ou não, enquanto o segundo pênalti, marcado nos acréscimos. foi corretamente assinalado pelo árbitro Rafael Traci, segundo o diretor. A posição não é oficial da comissão, mas sim uma avaliação pessoal de Martins.

"Vou reunir a comissão, é um lance muito difícil (o primeiro pênalti). As imagens não são conclusivas. O árbitro estava bem posicionado. Há um toque, mas não conseguimos precisar se houve força para derrubar", disse Martins. De acordo com o diretor, os ângulos das câmeras de transmissão prejudicam a análise da comissão "São três câmeras e a gente não tem o melhor ângulo. Não existe câmera invertida e atrás do gol para ter a análise", acrescentou.,

O comentarista do Timaço da Rádio Som Maior, João Nassif, disse ao Programa Adelor Lessa nesta segunda-feira que não concorda com a marcação de Traci no primeiro pênalti. "No primeiro tempo houve um pênalti a favor do Juventus que não foi marcado. No segundo tempo, o primeiro pênalti marcado não aconteceu, não houve a penalidade", avaliou Nassif.

"Sou transparente em admitir que houve o erro no jogo do Joinville contra o Brusque, onde houve o toque de mão, mas fora da área. Se tivéssemos convicção nesse primeiro lance (entre Criciúma e Juventus), a gente admitiria", posicionou-se Marco Martins. A Federação disponibilizou a imagem ampliada:

Toque na área

Em relação ao segundo pênalti, marcado por Traci em carrinho de Andrew em Túlio Renan, o posicionamento de Marco Martins é de que houve penalidade. "Percebe-se que os jogadores correm na diagonal em direção à área. Esse detalhe é importante pois se o defensor corresse paralelo à linha da grande área, seria apenas falta. Mas ambos jogadores participam da jogada que começa fora da área e termina dentro", analisou Marco.

A Federação disponibilizou o lance ampliado para a reportagem. "Ainda fora da área, o defensor inicia a tentativa de impedir o avanço do adversário em direção ao gol. Com o pé direito, o atacante toca na bola e consegue dar mais dois passos sem ser atingido. No segundo passo sofre a carga e é derrubado já dentro da área, caracterizando a penalidade", esclareceu o diretor.

O comentarista João Nassif concorda com a avaliação de Martins. "O diretor foi claro e nos mandou a imagem. Houve no lance a falta do Andrew que começou fora da área e terminou dentro. A regra de acordo com o Marco é clara, ela é marcada onde a falta termina. O pênalti existiu e foi bem marcado pelo árbitro. Houve um erro contra o Juventus, um contra o Criciúma, então não se justificam essas reclamações", opinou.

Repercussão

Dal Farra atacou a Federação e a arbitragem após o jogo e ameaçou desfiliar o Tigre da FCF. O presidente da Federação, Rubinho Angelotti, disse nos bastidores que deve ingressar com ação judicial contra o presidente do Tigre por danos morais.

A FCF se reunirá às 14h para determinar o que será feito e há grande possibilidade do caso ir parar no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD). 

Com a derrota por 3 a 2, o Tigre caiu da liderança para o sexto lugar do Campeonato Catarinense; uma vitória do Avaí nesta segunda-feira contra o Marcílio Dias, na Ressacada, pode fazer o Criciúma perder mais uma posição. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito