Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Amrec terá serviço de atendimento aeromédico

Prefeitos decidiram de forma unânime na tarde desta quinta pelo rateio de pagamento ao serviço
Por Heitor Araujo Criciúma - SC, 17/10/2019 - 18:40 Atualizado em 18/10/2019 - 15:53
Foto: Emília Cabral / Câmara de Vereadores de Criciúma
Foto: Emília Cabral / Câmara de Vereadores de Criciúma

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Por decisão unânime, os prefeitos da Região Carbonífera acertaram a contratação do Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico do Sul (Sarasul), após reunião na sede da Amrec nesta quinta-feira, 17. 

“Nós acabamos, por decisão unânime, de decidir por custear a contratação desses profissionais, em torno de R$ 60 mil reais, vamos contratar esse serviço. Vai ser um rateio per capita, mas o valor é insignificante perto do resultado que vai trazer para a pessoa que precise do atendimento rápido. Alguns segundos fazem a diferença entre a vida e a morte”, afirmou o prefeito Clésio Salvaro, presidente da Amrec.

O serviço consiste na utilização do helicóptero do Saer para o atendimento médico de emergências, que deve servir a uma população estimada em 1 milhão de pessoas, abrangendo mais de 50 municípios entre Imbituba e Passo de Torres. 

O valor de R$ 60 mil, que será rateado a princípio pelos municípios da Amrec, mas pode diminuir se a Amesc e a Amurel acertarem a participação, será para o envolvimento de profissionais no serviço.

"Ainda vamos definir a forma de repasse, se será pelo consórcio, pela Amrec ou cada município faz a sua. Os recursos estarão disponíveis a partir do dia 1º de novembro, fica a questão técnica de como será feito o pagamento, apenas", finalizou Salvaro. O serviço aéreo já é feito em outras regiões do Estado. 

A reportagem da Rádio Som Maior esteve presente na reunião e conversou com o vereador Tita Belolli e com o médico emergencista Alexandre Costa, antes da decisão unânime dos prefeitos pela assinatura do contrato. 

"O diferencial do atendimento é de salvar vidas, pelo tempo resposta de atender essa vítima. Com uma aeronave, a gente consegue chegar a locais remotos que demorariam horas com outro tipo de resgate. Pode fazer uma diferença gigante", explicou Alexandre.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito