Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
Eleições 2020

Amrec tem mais de mil candidatos confirmados

São 1.005 concorrentes para 112 cadeiras nas Câmaras, e 37 já deferidos concorrendo às doze prefeituras
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 28/10/2020 - 16:40 Atualizado em 28/10/2020 - 16:57
Arquivo / 4oito
Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Ainda há algumas candidaturas sob julgamento, outras em fase de recurso de indeferimento no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mas o quadro atual indica que 1.005 homens e mulheres da região carbonífera estão com seus registros confirmados para disputar as 112 cadeiras em jogo nas doze cidades. Para as prefeituras, são 37 candidatos confirmados.

Entre os concorrentes a prefeito, Criciúma está com seis deferidos e um indeferido com recurso, o candidato Professor Ederson (PSTU). Em Forquilhinha são quatro concorrentes confirmados e um indeferido e que recorreu, Juliano Arns (Podemos). Nas demais cidades, todos que lançaram candidaturas estão no jogo: quatro em Siderópolis, três em Cocal do Sul, Içara, Urussanga, Orleans e Lauro Müller, dois em Balneário Rincão, Morro da Fumaça, Nova Veneza e Treviso.

Os números para as Câmaras

Com a proporção atual de candidatos confirmados, a Amrec perfaz uma média de 8,9 candidatos por cadeira. Além dos 1.005 candidatos deferidos houve 25 indeferidos, 17 renúncias, oito indeferimentos com recursos e cinco que agurdam julgamento.

Entre os 25 indeferidos, duas situações curiosas. No Balneário Rincão, os oito candidatos registrados pelo PP não foram homologados pela Justiça Eleitoral. Assim, a sigla está sem concorrentes na disputa no município. Em Içara, houve o caso do candidato Albertino Armindo, que se lançou candidato por dois partidos: pelo PT e pelo Partido da Causa Operária, o PCO. Por dupla filiação, não passou no filtro do TRE.

No total, são 11 indeferidos no Balneário Rincão, oito em Içara, cinco em Criciúma e um em Treviso. Os indeferidos de Criciúma são quatro do Podemos e um do DEM.

Das 17 renúncias, nove foram registradas em Criciúma, entre as quais a do ex-vereador Vital Plotegher, que havia sido lançado pelo PDT, e de Lucas Dalló, que chegou a ser pré-candidato a prefeito pelo Podemos. Houve duas renúncias em Lauro Müller, Siderópolis e Içara e uma em Cocal do Sul e Forquilhinha.

Dos indeferidos que ingressaram com recursos, há três em Criciúma, dois candidatos a vereador do PSDB e uma do PT. Outros quatro são de Forquilhinha e um candidato está nessa condição em Urussanga.

Entre os cinco candidatos que ainda aguardam julgamentos dos seus registros, dois são de Criciúma (duas mulheres do PSL), dois de Içara e um de Lauro Müller.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito