Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Ambulatório de Feridas da Unesc recebe recursos de emenda parlamentar

Entrega oficial foi realizada pela deputada Geovania de Sá, nesta sexta-feira
Por Redação Criciúma - SC, 20/12/2019 - 21:44
Foto: Divulgação / Unesc
Foto: Divulgação / Unesc

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O último dia de atividades da Universidade em 2019 foi marcado por uma grande notícia para a saúde da comunidade. Na manhã desta sexta-feira, 20, foi realizada a entrega e assinatura dos recursos da ordem de R$ 200 mil para o Ambulatório de Feridas. Os recursos são provenientes de uma emenda parlamentar da deputada federal Geovania de Sá.

Inaugurado em julho de 2016, o Ambulatório de Feridas é fruto de uma parceria entre a Universidade e a prefeitura de Criciúma, e atende pessoas com lesões agudas ou crônicas, simples ou complexas. O Ambulatório funciona nas Clínicas Integradas da Unesc e realiza dez atendimentos ao dia. Além disso, realiza três visitas domiciliares por dia para pacientes que não podem se deslocar até a Instituição.

Até 2019, foram 210 pacientes com alta. A equipe interdisciplinar do Ambulatório conta com enfermeiros e profissionais especializado em estomaterapia. As atividades são realizadas em parceria com o CER (Centro Especializado em Reabilitação), que tem a enfermeira Maria Madalena Santiago atuando também no Ambulatório.

Segundo a coordenadora do Ambulatório de Feridas, Anias Belmiro, o trabalho realizado no local colabora com a melhoria da qualidade de vida dos pacientes, uma vez que com as lesões cicatrizadas, as pessoas retomam suas atividades e se sentem mais motivadas. A coordenadora do CER e das Clínicas Integradas, Mágada Tessmann, salientou a importância do trabalho para a sociedade e o quanto uma lesão que não for bem cuidada pode trazer de transtornos para o paciente e onerar os cofres públicos. Mágada ainda deu uma boa notícia: no próximo ano, o espaço será ampliado e o atendimento ocorrerá em duas salas, possibilitando assim, que mais pessoas sejam beneficiadas.

O secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, salientou a importância dos recursos e o quanto ele ajudará à população que necessita de cuidados. Casagrande agradeceu a deputada federal pelo olhar especial para a saúde. "Gratidão à deputada Geovania que enxergou a necessidade das pessoas com lesões e o olhar que sempre dá para a saúde no nosso município. Gratidão também à Unesc, grande parceira do município e com um trabalho fantástico na formação de profissionais, que tanto tem colaborado para a humanização do atendimento e o olhar diferenciado para a saúde".

A deputada enalteceu a importância do Ambulatório de Feridas para a comunidade e do trabalho que a Unesc faz na área da saúde, com a formação de profissionais, atendimentos e projetos. "A Universidade impacta positivamente a vida das pessoas. Nós vivemos a Unesc. Esta emenda foi um pequeno gesto e teremos notícias maiores ainda para dar", afirma.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, encerrou as falas da cerimônia desta sexta-feira agradecendo pelo olhar de Geovania para a Universidade e a sua abertura ao diálogo com a Instituição em diversos momentos. Luciane salientou que o recurso de R$ 200 mil irá beneficiar todo o município, tanto pacientes atuais quanto os que poderão precisar de atendimento. A reitora comentou ainda que o Ambulatório de Feridas irá ampliar as parcerias com os cursos da área da saúde, para poder colaborar cada vez mais com a qualidade de vida das pessoas que passam pelo local.

Alguns dos pacientes do Ambulatório de Feridas da Unesc deram seus depoimentos sobre o local. Entre eles, Ricardo Coral, morador do Distrito de Rio Maina e que utilizou ao longo do ano, os serviços do espaço. "Nós recebemos um atendimento muito bom. Somos tratados com muita atenção e carinho. Imaginem se não tivéssemos o Ambulatório, quantas pessoas teriam que ficar mais tempo em recuperação".

Tags: unesc

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito