Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Amanhã tem Missa dos Santos Óleos

Todas as paróquias e os santuários da Diocese estarão envolvidos na tradicional cerimônia
Por Redação Treviso, SC, 16/04/2019 - 08:30
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Diocese de Criciúma celebrará amanhã, na Igreja Matriz Santo Alexandre, em Treviso, a Missa dos Santos Óleos. Na celebração, que terá início às 19h30min e será presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, serão abençoados os óleos dos Catecúmenos e dos Enfermos e será consagrado o óleo do Crisma. Todas as 34 paróquias e três santuários diocesanos estarão representados, por meio de seus padres, religiosas e leigos.

Neste ano, a Paróquia Santo Alexandre foi a escolhida para acolher esta, que também é chamada de Missa da Unidade Diocesana, por ocasião de seu ano jubilar: em 20 de maio, a Paróquia, que tem por pároco o padre Egídio Schmoeller, completa 50 anos de criação. Os óleos que serão abençoados serão levados por todas as paróquias da Diocese para serem ministrados nas celebrações durante o ano todo, em todas as comunidades. Na missa, todos os padres também farão a renovação de suas promessas sacerdotais.

Os Santos Óleos

O Óleo dos Catecúmenos concede a força do Espírito Santo àqueles que serão batizados para que possam ser lutadores de Deus, ao lado de Cristo, contra o Espírito do mal. O batizando é ungido com o óleo dos catecúmenos, no peito.

O Óleo dos Enfermos é um sinal sensível utilizado pelo sacramento da Unção dos Enfermos que traz o conforto e a força do Espírito Santo para o doente no momento de seu sofrimento. O doente é ungido na fronte e na palma das mãos.

O Santo Crisma é o óleo que será consagrado e recebe a essência perfumada, simbolizando o “bom perfume” que o cristão deve exalar, e o sopro dos lábios do Bispo, representando a presença do Espírito Santo. É utilizado nas unções consecratórias dos seguintes sacramentos: depois da imersão nas águas do batismo, o batizado é ungido na fronte; na Confirmação, é o símbolo principal da consagração, também na fronte; depois da Ordenação Episcopal, sobre a cabeça do novo bispo; depois da ordenação sacerdotal, na palma das mãos do neo-sacerdote. Também é usado em outros ritos consecratórios, como na dedicação de uma Igreja, na consagração de um altar, quando o Santo Crisma é espalhado sobre o altar e sobre as cruzes de consagração que são colocadas nas paredes laterais das igrejas dedicadas (consagradas). Em todos esses casos, o Santo Crisma recorda a vinda do Espírito Santo, que penetra as pessoas como o óleo impregna a cada um deles que o toca. Ele faz com que pessoas sejam ungidas com a unção real, sacerdotal e profética de Jesus Cristo. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito