Em Urussanga, 91 estudantes escreveram dissertações e poesias com o tema "Histórias de vida dos nonos e nonas" e encaminharam para leitura e avaliação em Longarone, na Itália. A iniciativa faz parte da 5ª edição do Concurso Hedi Damian, que integra o Projeto Intercâmbio Cultural, e neste ano contou com a participação de alunos do 5º ao 9º ano das redes Municipal, Estadual e do Colégio Monsenhor Agenor Neves Marques.
Os trabalhos foram revisados, digitados e encaminhados para a coordenação do concurso em Longarone. Na Itália os textos são traduzidos e vão passar por uma banca avaliadora, sendo alguns deles premiados. "Ver os nossos estudantes contando as histórias de seus antepassados e sendo reconhecidos por isso, na terra de origem de muitos de nossos imigrantes, é emocionante e enriquecedor", ressalta a prefeita Stela Dagostin Talamini.
A professora e idealizadora do Projeto Intercâmbio Cultural, Liz Regina Zapelini De Bona, disse que o concurso nasceu do desejo de manter viva a cultura italiana em Urussanga, promovendo o intercâmbio entre gerações e territórios. "É motivo de orgulho ver a participação dos estudantes aumentando a cada ano, em plena era digital, com interesse de escrever uma parte de sua história. Além dos trabalhos sobre os nonos e nonas, os estudantes também enviam documentos e materiais históricos", declara.
O Concurso em Longarone foi criado em 2010, com o nome Ângelo Fain Binda. Em 2018 passou a se chamar Concurso Hedi Damian, em homenagem ao urussanguense que dá nome ao prêmio. Após algumas pausas durante a pandemia, ele voltou a ser realizado e hoje está na 5º edição com o nome Hedi Damian. Os participantes recebem certificados, sendo alguns deles também premiados. Mais de 9 mil alunos já participaram das edições ao longo dos anos.
O respaldo positivo em cada edição fez com que os vereadores aprovassem a Lei nº 3162, em 2024, que instituiu o Concurso Hedi Damian como evento obrigatório anual no município de Urussanga. Com a coordenação da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esporte, o concurso fortalece os laços e cooperação entre Urussanga e Longarone, unidas por um pacto de amizade (Gemellaggio) há mais de 30 anos.
Alunos de Urussanga têm trabalhos avaliados em Longarone, na Itália
A iniciativa faz parte da 5ª edição do Concurso Hedi Damian que reforça laços com as raízes italianas por meio da escrita.

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo