Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Alunos da Unesc desenvolvem trabalhos de zoologia para redes sociais

Acadêmicos da terceira fase de Ciências Biológicas levaram conhecimentos por meios digitais
Por Redação Criciúma, SC, 01/07/2020 - 22:01
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os alunos da terceira fase do curso de Ciências Biológicas da Unesc, usaram a criatividade para estudar e apresentar trabalhos na disciplina de Zoologia II. Incentivados pela professora, Mainara Cascaes, os acadêmicos estudaram quatro grupos animais – dois grupos de vermes, platelmintos e nematoides, que causam doenças em seres humanos e em outros animais e os moluscos e anelídeos – e desenvolveram apresentações com imagens e vídeos para as redes sociais. A professora explica que o objetivo do trabalho é realizar por meio da divulgação cientifica, o fortalecimento das competências e habilidades do biólogo para a interação com a comunidade. 

Segundo Mainara, o trabalho foi a maneira pensada para ampliar as ações de extensão dentro da disciplina. "Levantamos dúvidas que as pessoas e os próprios estudantes têm sobre determinados grupos. Criamos problemas de pesquisa e os alunos escolheram um deles para desenvolverem o trabalho que mescla tanto a pesquisa, porque eles precisam responder a estas perguntas academicamente, quanto divulgação científica. Quando estávamos tendo aulas presenciais, antes da pandemia de Covid-19, a ideia é que eles fizessem trabalhos que pudessem ser levados para escolas e centros comunitários. Com o cenário atual, trocamos a ação na comunidade pela divulgação científica, que também vai atingir diversas pessoas pelas redes sociais", afirma Mainara.

Para divulgar os trabalhos, cada grupo de acadêmicos de Ciências Biológicas usou as redes sociais. Foi assim com o grupo formado pelas estudantes Ana Júlia Botelho, Larissa Rossi, Iasmin Zeferino e Maria Eduarda Maccari, que usou o perfil de Iasmin para divulgar o trabalho "De onde vem as lombrigas dos animais domésticos?". As estudantes escolheram falar sobre gatos e cachorros, que se estiverem infectados com toxocariose (infecção que resulta na invasão de órgãos por larvas de nematoides), suas fezes podem contaminar o solo. "Não tivemos nenhuma dificuldade para fazer o trabalho. Nos dividimos em equipes e divulgamos nas redes sociais, via Instagram. Tivemos um bom retorno das pessoas, que interagiram via enquetes e nas publicações", conta Iasmin.  

As questões norteadoras dos trabalhos foram:

- Achatina fulica: riscos de invasão biológica e consequências a saúde ambiental.
- Cefalópodes: inteligência ou sorte?
- Sanguessugas e atributos medicinais.
- Minhocas e o processo de ciclagem de nutrientes
- Ingestão de carne malpassada: mitos e verdades – e verminoses associadas.
- Saneamento básico e a barriga d'água.
- De onde vem as lombrigas dos mamíferos? 

Para acompanhar as respostas a estas questões, basta acessar os perfis do Instagram:
@iasminr.z
@_andrefrancis
@juliagavaa
@jardineirasdosolo

Matrículas abertas

O mundo está mudando, o que não muda é a força do conhecimento. Mais do que nunca, ter formação de excelência faz toda a diferença. Para viver esta experiência, as matrículas para o segundo semestre já estão abertas na Unesc, por meio do Ingresso sem Vestibular.

Para se matricular no curso de Ciências Biológicas da Unesc, basta entrar em contato com o Setor Comercial, pelo WhatsApp (48) 99915-0433 ou pelo telefone (48) 3431-2500.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito