Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Alunos da rede municipal recebem bolachas com larvas e frutas estragadas

Secretaria municipal de Educação de Araranguá disse que vai resolver o problema e punir empresa fornecedora
Por Gregório Silveira Araranguá, SC, 01/10/2020 - 14:31 Atualizado em 01/10/2020 - 14:33
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Mesmo durante a pandemia com as atividades presenciais suspensas famílias com filhos matriculados nas redes estadual e municipal de ensino recebem o kit alimentação, do repasse de recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Essa semana uma denúncia vinda de Araranguá no extremo sul do estado, feita ao Portal Agora, chamou a atenção. De acordo com a mãe que tem filho matriculado em um Centro de Educação Infantil da cidade, ao estocar os alimentos veio a surpresa. “Ao guardar as coisas eu deixei o pacote de bolacha em cima da mesa e ao abrir me apavorei vendo a bolacha cheia de larvas. Quando fui abrir a sacola das frutas eu me deparei com as bananas todas estragadas”, relatou.

As fotos dos alimentos estragados foram postadas nas redes sociais gerando mais indignação nas mães de alunos. 

Segundo, Ariane Almeida, secretária de Educação de Araranguá as medidas necessárias serão adotadas. “Verificou-se que a empresa que ganhou a licitação fornece as bolachas exclusivamente para os kits de merenda escolar. As bolachas chegaram no dia 24, na última quinta, e mandamos para as unidades. Vamos tomar as devidas providências junto da assessoria jurídica. A empresa é do Paraná”.

Arine afirma ainda que as frutas são fornecidas pela agricultura familiar, mas que não tinha conhecimento desse fato. “As frutas e verduras conforme chegam a equipe faz a conferência, mas são em caixas e não é viável tirar todas as frutas e verduras”.

A prefeitura de Araranguá se manifestou através de nota e reafirmou que a secretaria de Educação irá  adotar medidas contra a empresa fabricante de biscoitos.

Nota na íntegra 
Educação de Araranguá tomará medidas contra a empresa fabricante de biscoitos

Pacote encontrado com um tipo de mofo, foi descoberto por uma mãe de aluno

A mãe de uma criança estudante no Centro de Educação Infantil Primeiros Passos, no bairro Coloninha, ficou surpresa ao encontrar alguns biscoitos com um tipo de mofo, no pacote que a criança recebeu do CEI. 

O pacote de biscoitos é um dos itens que faz parte dos kits doados em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino, através do PNAE, Programa Nacional de Alimentação Escolar, que pode conter até onze itens, como: leite integral, ovos, biscoitos, pão, frutas, entre outros. 

A entrega dos kits teve início em no mês de junho e foram entregues até o momento dois lotes totalizando 10.340 produtos. 

Segundo o coordenador da Merenda Escolar, Christian de Souza, a empresa fornece os seus produtos desde 2019. “É a primeira vez que aconteceu este problema foi adquirido o lote em 24 de setembro deste ano e o prazo de validade deste produto é julho de 2021”, destacou. 

A nutricionista do setor, Ana Cláudia Gomes Moreira, salientou que as mães devem se pronunciar quando encontrarem algo que não está de acordo com o padrão dos produtos ofertados. “Compartilho com as mães o descaso, que é importante salientar que não foi nosso, mas da empresa fornecedora”, explicou. 

A secretária de Educação, professora Ariane Almeida, estava inconformado com o fato. “Temos todo o cuidado. Os kits são bem completos, inclusive com produtos da Agricultura Familiar, e são selecionados por uma profissional, uma nutricionista, para que tenhamos qualidade. Vamos conversar com o Departamento Jurídico para avaliar as próximas ações”, reiterou. 

Até o momento foram entregues 4.200 pacotes de biscoitos, sendo este o primeiro apresentar problemas. 

Assessoria de Comunicação.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito