Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Alunos aprendem os efeitos das mudanças climáticas

Estudantes de Orleans foram levados para atividade no Costão da Serra, em Siderópolis
Por Redação Orleans, SC, 29/04/2019 - 16:11 Atualizado em 29/04/2019 - 16:14
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Nesta segunda-feira, 29, alunos da rede municipal de ensino de Orleans participaram de mais uma atividade do Programa Defesa Civil na Escola. A atividade foi realizada no Parque Estadual Reserva Biológica do Aguaí, no Costão da Serra, em Siderópolis no Sul de Santa Catarina.

O tema da atividade foi "Preservação da Vida Frente as Mudanças Climáticas". Para isso foram desenvolvidas atividades pedagógicas com o Instituto Felinos do Aguaí.  Dentre elas uma palestra com a Bióloga e Coordenadora do Instituto, Micheli Ribeiro Luiz. A Palestra foi baseada em conteúdos sobre  a fauna e flora presentes na Mata Atlântica e a importância da preservação da água frente as constantes mudanças climáticas.

Em seguida os alunos participam de uma caminhada na  Trilha Ecológica Interpretativa administrada pela Reserva. A Trilha, baseada no caminho dos antigos tropeiros, proporcionou aos alunos uma verdadeira viagem no tempo. Pois o mesmo caminho  foi usado como ligação com o planalto catarinense pelos primeiros habitantes da região e no transporte de mercadorias. O contato com a biodiversidade foi outro ponto forte onde os jovens tiveram a oportunidade de entender o que ocorre com o meio ambiente devido as mudanças climáticas.

"A Educação Ambiental está diretamente conectada com a Prevenção e Preparação em Defesa Civil. É através da conscientização sobre as mudanças climáticas e suas conseqüências que podemos mobilizar a população para a construção de uma sociedade resiliente e consciente dos riscos", comentou o Coordenador da Regional de Criciúma da Defesa Civil Estadual, Rosinei da Silveira. Segundo ele, a atividade possibilita que os jovens percebam e tomem consciência sobre a importância de cuidar de nosso Planeta para reduzir o impacto das mudanças climáticas sobre o cotidiano das pessoas.

O Projeto Defesa Civil na Escola está à disposição de todos municípios de Santa Catarina. As atividades são realizadas nas escolas pelos coordenadores municipais de defesa civil sob a orientação e apoio da Secretaria de Estado da Defesa Civil. Em 2018 participaram da iniciativa 2040 alunos de dez municípios.

"Nosso objetivo é expandir o programa para todas a regiões do Estado integrando esta temática no currículo escolar conforme prevê a lei 12608", explicou o Secretario de Estado da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior. De acordo com ele, a Secretaria está de portas abertas para todos os prefeitos e coordenadores municipais de defesa civil que desejam que o programa ocorra em seus municípios. João Batista completou que o Programa Defesa Civil na Escola é prioridade na SDC e recursos foram destinados na ampliação das ações. "Com isso teremos uma sociedade melhor preparada com um comportamento proativo e preventivo, preparando as pessoas para as situações mais adversas", finalizou o secretário.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito