Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Alesc tem ação preventiva para resolver problema do ICMS

Alesc tem ação preventiva para resolver problema do ICMS
Por Amanda Farias Criciúma - SC, 16/08/2019 - 18:22 Atualizado em 16/08/2019 - 18:25
Arquivo / 4oito
Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A principal demanda que foi levantada hoje, em encontro que ocorreu na sede da Amrec, foi sobre a medida do governo do estado de aumentar de 0 para 17% a alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para os defensivos agrícolas, prejudicando de maneira significativa o agronegócio catarinense. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Júlio Garcia, afirmou que a Alesc tem uma ação preventiva caso o governo não negocie, ou seja, já existe uma solução engatilhada por parte dos parlamentares para resolver o problema.   

Segundo Garcia, este é um problema que tem prioridade pois precisa ser resolvido com urgência, visto que o prazo para a suspensão do ICMS sobre defensivos agrícolas é até o dia 31 deste mês. Tendo em vista o curto período deste prazo, a Alesc já tem algumas ações preparadas. 

A Alesc aprovou na Comissão de Constituição e Justiça dois decretos suspendendo os efeitos dos decretos de dezembro, o que solucionaria o problema do ICMS sobre os defensivos agrícolas, mas ainda assim, segundo Garcia, o ideal para o governo e também para o setor produtivo seria uma negociação que atenda a todos os setores. 

“Acho que o governador se sensibilizou. A informação que nós temos é que ele vai reabrir a negociação no setor produtivo. Nós não podemos ter em Santa Catarina um ICMS de 17% e no Paraná e no Rio Grande do Sul zero, isso tira toda a nossa competitividade e vai afetar, sobremaneira, o agronegócio”, ressalta o presidente da Alesc.

Ouça o podcast:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito