Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Alesc lança Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Espectro Autista nesta terça-feira

Objetivo é debater políticas públicas voltadas para o autismo, explica o deputado Pepe Collaço (PP)
Por Stefanie Machado Criciúma, SC, 03/04/2023 - 10:59 Atualizado em 03/04/2023 - 11:04
Foto: Arquivo/4oito
Foto: Arquivo/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Para debater sobre um assunto sensível e a necessidade de inclusão, a Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Espectro Autista será lançada nesta terça-feira (4), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis. O deputado estadual Pepe Collaço (PP) é o proponente do grupo. 

"Nós temos que criar políticas públicas que possam ser mais eficientes e que tratem desse assunto sensível com mais responsabilidade e clareza. Existem muitos projetos de lei, inclusive o meu, que estão tramitando na Casa. O meu projeto, por exemplo, obriga os cinemas a criarem o Cine Azul, uma vez por mês, para oportunizar que pessoas com autismo possam estar em uma sessão toda especial e montada para a inclusão", destaca o deputado. 

No Brasil, ainda não há levantamento oficial sobre o número de pessoas com TEA. Em SC, nas 238 instituições especializadas credenciadas à Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), são atendidas 11.885 pessoas com autismo. Porém, o número pode chegar a 200 mil catarinenses

Segundo Collaço, o encontro vai oportunizar um debate mais claro e eficiente sobre políticas públicas. "A Frente Parlamentar vai trazer pessoas renomadas que possam nos informar de como anda isso mundialmente e a questão do convívio. É para que a gente possa, periodicamente, estar discutindo isso", enfatiza. "Se nós não debatermos em termos de governo, essa demanda ficará cada vez mais reprimida e irá aumentar", acrescenta. 

Para fomentar a discussão, médicos Michel Ghisi Callegari e Jaime Lin vão palestrar durante o lançamento. A instalação da Frente Parlamentar ocorre a partir das 10h, no auditório Deputada Antonieta de Barros, e terá transmissão pelo Youtube da Alesc

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito