Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Alerta para necessidade de imunização contra sarampo

Em 2017 a vacinação atingiu 94% do público indicado nos 15 municípios do extremo-sul
Por Redação Araranguá - SC, 25/06/2018 - 13:48 Atualizado em 25/06/2018 - 13:52
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Gerência de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, por meio do Setor de Imunização, alerta sobre a importância da vacinação contra o sarampo nos 15 municípios do extremo-sul. O índice atingido no ano de 2017 foi de 94%, quase atingindo a cobertura recomendada, de 95%.

De acordo com a técnica do Setor de Imunização da Gerência Regional de Saúde, Bárbara Cristiano Monteiro, e preocupação deve-se ao fato de que a doença voltou a circular no Brasil, com 228 casos de sarampo registrados neste primeiro semestre de 2018, até 31 de maio. Em Santa Catarina, o último caso registrado foi no ano de 2013. “Temos um caso de sarampo confirmado no Rio Grande do Sul, bem próximo da região. Mesmo que todos os casos tenham sido importados de outros países, principalmente da Venezuela, precisamos ficar atentos. Nossa preocupação é com a reintrodução da doença e por isso, nossa população precisa estar protegida”, explica.

Na Região da ADR Araranguá, em 2017, das 2.548 crianças de até 1 ano de idade a serem imunizadas, 2.407 receberam a primeira dose da vacina. Dos 15, 8 municípios do Extremo-Sul não haviam atingido a meta. A vacina é de rotina no SUS, e está disponível em todas as Unidades de Saúde. “Queremos finalizar este ano de 2018 superando a meta, contribuindo para que não corra o risco de reintrodução da doença”.

Segundo Bárbara, a vacina tríplice viral (VTV) é a maneira mais eficaz de prevenção contra o sarampo, ela também protege contra rubéola e caxumba. É administrada a partir dos 12 meses de idade, com reforço aos 15 meses (tetravalente), protegendo ainda contra varicela (catapora). “Basta se dirigir até o Posto de Saúde mais próximo de sua residência com a carteira de vacinação para poder receber essa importante imunização, de forma preventiva”.

Além das crianças, todo indivíduo com até 29 anos deve ter as duas doses da vacina. A partir dos 30 até os 49 anos de idade, se não vacinados anteriormente, é necessário fazer uma dose. Os profissionais de saúde devem ter duas doses independentemente da idade. Em caso de viagem, é preciso tomar a vacina com antecedência de, no mínimo, dez dias do embarque. “A vacina é segura e protege contra o sarampo e suas complicações. Toda pessoa deve estar com a vacinação em dia, para evitar também contaminar o próximo”, concluiu a técnica.

O sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo ser grave, evoluir com complicações infecciosas e óbito, particularmente em crianças desnutridas e menores de 1 ano de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de 4 a 6 dias antes e até 4 dias após o aparecimento do exantema.

Tags: sarampo saúde

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito