Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Alerta contra meningite em Santa Catarina

Morte de jovem de 18 anos foi confirmada em Lages. Atenção em todas as regiões
Por Redação Criciúma, SC, 09/04/2019 - 08:12
Foto: Daniel Burigo / A Tribuna / Arquivo
Foto: Daniel Burigo / A Tribuna / Arquivo

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Criciúma não tem, atualmente, qualquer caso suspeito de meningite em investigação. Já houve nove ocorrências em 2019 na região, fora as 38 suspeitas investigadas e descartadas, 21 envolvendo pacientes criciumenses. O óbito mais recente por meningite em Criciúma ocorreu em agosto do ano passado, vitimando uma menina de um ano e dez meses.

O alerta volta com força, a partir da confirmação de uma morte por meningite em Santa Catarina. O caso ocorreu em Lages que registrou o falecimento de uma jovem de 18 anos na última sexta-feira. A vítima era estudante. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC) providenciou tratamento com antibiótico para todos que tiveram contato mais próximo com ela. Em 2019, já são oito mortes por meningite no estado. No ano inteiro de 2018, ocorreram 16 óbitos.

Com essa ocorrência, o alerta está reforçado. “Recebemos orientação da Dive-SC para redobrar a atenção”, confirma o gerente regional de Saúde de Criciúma, Fernando de Fáveri. Os principais sintomas da meningite são febre abrupta e alta, dor de cabeça intensa e contínua, vômito e náuseas, rigidez na nuca e manchas vermelhas na pele. “Para a prevenção é importante manter os ambientes ventilados, lavar as mãos com fre- quência, evitar aglomerações de pessoas, manter higiene em utensílios domésticos e manter vacinas em dia”.

Gripe e febre amarela

A gerência está empenhada, também, no início da campanha de vacinação contra a gripe, marcado para amanhã. Por outro lado, há a expectativa, entre esta terça e quarta-feira, do resultado do exame feito em um macaco encontrado morto em Criciúma no último dia 14 de março para atestar se ele foi vítima ou não de febre amarela. Mesmo sem esse resultado, a orientação para reforçar a campanha de vacinação está mantida.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito