Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Alegria, emoção e nasceu uma nova escola

Retomada da rotina foi especial para a comunidade do Luiz Lazzarin
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 20/02/2019 - 07:28
Fotos: Jotha Del Fabro / Rádio Som Maior
Fotos: Jotha Del Fabro / Rádio Som Maior

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Foi com emoção que a professora Raquel da Silva viu a criançada vencer o portão e tomar o rumo das recém-reformadas salas de aula da mais nova escola municipal de Criciúma ontem, no início do ano letivo. Porém, não se trata exatamente de um recém-entregue estabelecimento escolar, mas sim da renascida escola Luiz Lazzarin, tradicional do Rio Maina. “E que veio da rede estadual para servir ao nosso município. E assim nasceu uma nova escola”, resumiu a diretora, com alegria nos olhos.

A Luiz Lazzarin fazia parte de um pacote de escolas que, nos últimos meses, motivaram algumas idas e vindas do prefeito Clésio Salvaro a Florianópolis. Ele chegou a pedir a transferência para o município de cinco escolas estaduais. Conseguiu uma. “Essa proposta de municipalização tem o nosso crédito, é Criciúma assumindo essa responsabilidade com o ensino dos alunos”, comenta a professora Raquel.

Quando o ano iniciou, a missão não era pequena. Reformar uma escola que vinha envelhecida e pouco usada. No ano passado, havia pouco mais de 60 alunos matriculados. Feitos os investimentos, R$ 1,6 milhão aplicados em troca de forros e telhados em uma correria frenética para que tudo ficasse pronto em tempo. “E ficou. Fizemos um mutirão aqui no sábado e domingo para deixar tudo pronto, e deu certo. Tudo limpinho e bem arrumado para receber as crianças”, garante a diretora.

Mas a obra não está concluída ainda. “É, tem melhorias a fazer até abril. Temos dois blocos já completos, com instalação elétrica nova e telhado, forro, tudo novo. Tem outro bloco que na sequência das obras será trocado o telhado”, aponta Raquel. “Mas as salas prontas estão em perfeitas condições”, completa.

A nova Luiz Lazzarin absorveu alunos atendidos pelo antigo CEI Macarini e da escola Ângelo Luiz Uggioni, recebendo estudantes dos bairros Wosocris, Vila Macarini, Nossa Senhora do Carmo, Jardim das Acácias, Vila Francesa, Monte Castelo e outros bairros do distrito do Rio Maina. “Começamos com 500 alunos e teremos capacidade de chegar a até 700”, informa, orgulhosa, a diretora. “Hoje (ontem) foi um dia muito especial e emocionante, um marco nas nossas carreiras, um divisor de águas. É uma escola referência que passa a ser municipal”, arremata.

Dois mil profissionais em ação

Para atender os mais de 19 mil alunos matriculados em 68 escolas da rede municipal, a Secretaria de Educação conta com cerca de 2 mil profissionais. A secretária Roseli de Lucca demonstra tranquilidade em relação ao atendimento.

“Contratamos ACTs no começo do mês e ontem (segunda-feira) fizemos mais uma chamada para vagas remanescentes. Agora esperamos que todas as salas estejam com seus professores”, observa. “Se ocorrer algum problema, é algo muito pontual, de algum professor em licença. Mas todas as vagas estão preenchidas”, garante. Outra preocupação, com o transporte escolar, também está sob controle. “Funcionou tudo bem no primeiro dia”, acentua. 

O dia ontem marcou a estreia da escola Luiz Lazzarin na rede municipal. A secretária garante que a reivindicação do ano passado, de outros quatro estabelecimentos, não foi esquecida. “Já tivemos uma primeira conversa com o novo secretário (Natalino Uggioni). Com essa mudança de governo vamos esperar um tempo para voltar a conversar. Sabemos que o secretário é daqui e conhece bem a nossa realidade”, lembra Roseli. “Se o estado tiver interesse, vamos voltar a conversar. Por agora, não há conversa”, emenda.

O município tinha a intenção de absorver também as escolas José De Patta, Marechal Rondon, Heriberto Hülse e Jarbas Passarinho. “Sabemos que a escola da Próspera (Heriberto Hülse) existe um outro projeto para ela, vamos ver o que o Estado fará”, recorda a secretária. Nesse estabelecimento há a intenção de instalar um Colégio Militar estadual.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito