Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Aférese equivale a 12 doações normais de sangue

Procedimento é realizado três vezes ao dia em Criciúma
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 25/11/2017 - 11:15
(foto: Erik Behenck)
(foto: Erik Behenck)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Com o objetivo de conscientizar as pessoas, o Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado neste sábado, 25 de novembro. Em Criciúma as doações podem ser realizadas no Hemocentro Regional. Em uma transfusão de sangue, são necessários entre oito e 12 bolsas, com a Aférese, um único doador doa essa quantidade.

“O recomendado é doar a cada 15 dias. Uma pessoa pode fazer 24 doações por ano. São coletadas entre 200 ml e 400 ml de plaquetas, e numa doação normal 60 ml de plaquetas”, explica a técnica de laboratório, Mayra Porfirio.

O procedimento leva aproximadamente duas horas, contando desde a triagem, passando pela entrevista e encerrando com a retirada do sangue. Antes disso, é coletada uma amostra. Em Criciúma a doação por Aférese é realizada com agendamento prévio e três pessoas realizam a cada dia, sendo duas pela manhã e uma durante a tarde.

O jornalista Décio Batista é doador de sangue há mais de 20 anos. Na cidade ele foi um dos primeiros doadores de Aférese. "Foi eu que estreei a máquina. Me chamaram para fazer um teste e eu topei", conta.

Todo o processo é realizado com absoluta cautela. Os homens devem responder a um questionário com 56 perguntas, já para as mulheres são 61 questões, seguida por uma entrevista com médico. De acordo com a técnica, os kits são descartáveis e importados da Malásia, custando R$ 570,00 cada.  

Em uma doação de sangue normal, o líquido não retorna ao corpo do doador. Com Aférese, entre 300 ml e 400 ml são retirados e devolvidos, mas os números variam conforme o porte físico da pessoa. Após o procedimento, é recomendado beber líquido, o Hemosc oferece café ou suco aos doadores.

Em transfusões normais uma pessoa é exposta a diferentes tipos de doadores, o que não acontece com esse sistema. “É uma centrífuga que funciona através da separação por densidade. A emacia que é mais pesada fica em baixo, e vai separando o plasma, no final ficam plaquetas por Aférese”, disse Mayra.

Décio realizou sua 46° doação no Hemosc de Criciúma, contando desde 2005. O procedimento total leva aproximadamente duas horas. Ele também é doador de medula e está preparado caso aja compatibilidade e seja chamado.

“Um dos meus trabalhos voluntários é fazer doação de Aférese. É uma atitude que aprendi com meu pai e trago junto comigo, para poder ajudar o próximo. É dar de graça aquilo que Deus me deu”, fala o jornalista.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito