Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Advogada defende união de mulheres para preservação de direitos

Aline Fernandes Marques concedeu entrevista ao Cá Entre Nós no projeto Elas
Por Redação Criciúma, 24/03/2024 - 15:22

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A longa e árdua jornada de lutas das mulheres para conquistar direitos básicos pautou a entrevista da advogada criminalista Aline Fernandes Marques ao programa Cá Entre Nós, da rádio Som Maior, como parte do Projeto Elas.

Ouça a entrevista completa (o texto continua a seguir):

A advogada enfatiza a importância histórica das lutas femininas, mencionando que muitos dos direitos desfrutados hoje foram alcançados através de intensas batalhas e resistências. "As mulheres não vão receber o poder de mão beijada; elas precisam lutar por ele", declarou a profissional. "Nós temos que conquistar e ficar firme na posição de luta para que não sejam revogados, inclusive, direitos que já foram obtidos", sublinhou.

Aline Fernandes Marques também aborda a violência de gênero, destacando como essa forma de violência impõe divisões de papéis sociais e subordina as mulheres, limitando seu acesso a certos espaços e direitos.

"A violência de gênero é essa violência que impõe uma certa divisão de papéis sociais e subordina as mulheres, impedindo de acessar alguns lugares. Por exemplo, até 2002, nós a falta de virgindade podia causar o cancelamento de um casamento”, citou.

"Banalização de direitos"

A advogada critica decisões judiciais recentes que, segundo ela, falham em proteger adequadamente as jovens vítimas de violência sexual. Além disso, ela destaca a importância de reconhecer e valorizar as lutas das mulheres que pavimentaram o caminho para as conquistas atuais.

"O que me preocupa é a atual banalização de muitos direitos que já foram conquistados. Por exemplo, ver parlamentares falando mal de movimentos de mulheres em busca de direitos", criticou.

Marques conclui destacando a importância de legislações como a Constituição Federal de 1988, que consagra a igualdade de gênero, e a Lei Maria da Penha, como marcos legais fundamentais na luta pelos direitos das mulheres no Brasil.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito