Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Ações da Unesc a favor da saúde

Comunidades da Quarta Linha e Milanese receberam equipes profissionais que ofereceram serviços
Por Redação Criciúma, SC, 07/04/2019 - 21:04 Atualizado em 08/04/2019 - 00:07
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O sábado, 6 de abril, véspera do Dia Mundial da Saúde, foi marcado pela realização de duas ações de impacto pelos integrantes do Programa de Residência Multiprofissional da Unesc, juntamente com acadêmicos dos cursos de graduação da área de saúde e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma. 

No Bairro Quarta Linha, a Unesc e a Prefeitura de Criciúma realizaram nos turnos da manhã e da tarde uma Ação Saúde (ASA), no salão paroquial do bairro, onde foram realizados atendimentos de prevenção e atenção à saúde, incluindo a vacinação contra a Febre Amarela. Ao longo do dia, mais de 200 moradores da região passaram pelo local para realização gratuita de testes rápidos como HIV, Hepatite B e C, tipagem sanguínea, e atendimentos incluindo avaliação nutricional, fisioterapia e auriculoterapia, ginástica corporal, avaliação e orientação odontológica e também espaço para recreação. 

O coordenador da Comissão de Residência Multiprofissional da Unesc, Jacks Soratto, explica que o objetivo do projeto ASA é desenvolver encontros com vistas à promoção da saúde, prevenção de agravos e ampliação do entendimento sobre a definição de saúde, incluindo ações pontuais em horários expandidos das Unidades Básicas de Saúde em todos os territórios onde possui atuação dos redidentes. “Foi uma parceria exitosa, exemplo a ser replicado em outros territórios, de modo a integrar os residentes, acadêmicos, professores, profissionais da UBS Quarta Linha e da Secretaria Municipal de Saúde e  principalmente o Conselho Local de Saúde que tem uma atuação forte nessa locidade”, explica. 

A enfermeira Juliane Zanon, que atua no posto de saúde do Bairro Quarta Linha, salienta que a proposta é a promoção da saúde na comunidade, orientando e informando também sobre os serviços de saúde ofertados pelas Unidades Básicas de Saúde.

Também no sábado, uma outra ação da Unesc chamou a atenção pelas ruas do Bairro Milanese, onde mais de 150 acadêmicos dos cursos de Farmácia, Nutrição Psicologia, Odontologia, Enfermagem e Medicina participaram da ação de interação comunitária. Na atividade, que faz parte de uma das disciplinas, é realizada uma análise de vida e saúde dos territórios onde estão inseridos. “A proposta é fazer uma análise de vida e saúde do território, conhecer as microáreas, realizar uma pesquisa  sobre como as pessoas vivem nesses territórios. Como retorno ao bairro, deixaremos uma síntese dos achados que identificamos”, destaca o professor Jacks Soratto.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito