Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

ACIVA lança o seu prêmio de Matemática

Incentivo à educação e aprendizado na Associação Empresarial do Vale do Araranguá
Por Redação Araranguá, SC, 25/04/2019 - 22:36 Atualizado em 25/04/2019 - 22:59
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Incentivar a educação e o aprendizado da matemática são objetivos do 1º Prêmio ACIVA de Matemática. Lançado na tarde desta quinta-feira (25), em coletiva de imprensa na sede da Associação Empresarial de Araranguá e Extremo Sul Catarinense (ACIVA), o prêmio é um projeto que chega para ser um diferencial na educação da Cidade das Avenidas.

O evento de lançamento apresentou o projeto a comunidade escolar de Araranguá e a imprensa da região. O presidente da ACIVA, André Pietsch Serafin, detalhou todas as etapas do prêmio, que inicia a partir do dia 10 de maio, com abertura de inscrições para escolas e alunos, e segue o calendário até outubro, quando serão conhecidos os vencedores.

“Este projeto é audacioso e visa estimular o estudo da matemática, revelar talentos, incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento”, salientou Serafin.

O projeto é uma realização da ACIVA, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) campus Araranguá, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus Araranguá e Instituto Federal Catarinense (IFC), campus Avançado de Sombrio.

A diretora do IFC Sombrio, Elizete Maria Possamai Ribeiro, que atua como professora de matemática há 38 anos, comemorou a iniciativa da ACIVA, destacando a importância do meio empresarial estar inserido nas escolas.

“Este projeto é extremamente importante, pelo fato dele envolver o comércio e as empresas da cidade com a escola. Afinal, os novos talentos que surgem precisam de oportunidades no mercado, e a matemática está inserida em várias áreas do conhecimento”, comentou.

Município apoia iniciativa

A iniciativa da ACIVA e das universidades e institutos federais foi prestigiada pelo Poder Público local. A coletiva de imprensa contou com a presença do prefeito Mariano Mazzuco Neto e do presidente da Câmara de Vereadores, Daniel Viriato Afonso.

Mariano destacou a iniciativa voluntária da ACIVA em realizar o 1º Prêmio de Matemática em Araranguá. “E quando boas iniciativas surgem, nós temos que apoiá-las”, destacou o prefeito.

Viriato revelou que apoiou a ideia do prêmio de matemática desde que soube do projeto. “O prêmio é uma maneira dos professores e alunos melhorarem suas práticas escolares. E penso também, que propagar e difundir o conhecimento é uma forma de melhorar a economia e desenvolvimento social do município”, declarou o legislador.

A secretária de Educação, Cultura e Esporte, Ariane Almeida, parabenizou a iniciativa. “Quero parabenizar a ACIVA por este olhar pela educação do nosso município. Nós temos um reconhecimento muito grande deste projeto por valorizar nossos professores e incentivar nossos alunos”, destacou.

Sobre o Prêmio

O regulamento do 1º Prêmio ACIVA de Matemática já está disponível na secretária de Educação. A próxima etapa será a abertura de inscrições, para escolas e alunos do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio das escolas municipais e estaduais de Araranguá, que acontece entre os dias 10 e 31 de maio pelo site da ACIVA (www.acivaararangua.com.br).

O prêmio terá duas etapas, sendo a primeira com aplicação de uma prova de 20 questões, na própria escola, em que se classificarão os melhores alunos de cada sala. Na segunda fase será aplicada uma prova dissertativa, pela organização, de seis questões. O cronograma do prêmio será concluído em outubro, com a revelação dos vencedores.

Premiação

A premiação será realizada pela ACIVA, em parceria com a Prefeitura de Araranguá e apoio do Instituto Mix, Contato Internet, Center Shopping Araranguá, Garden Pizzaria, Colégio Futurão, Ótica Miguel, Wizard, Sicoob, Colégio Leme, Daiti Sushi, Postos Rizzotto, Lojas Adelino, Atelier Laço de Fita, Salão Creativv e Pandora Informática.

Tanto os melhores colocados na primeira fase, quanto na segunda fase, vão ser premiados. O prêmio principal para o aluno vencedor do 9º ano do ensino fundamental será de um notebook, um relógio e uma bolsa de 50% em um curso de inglês.

Já o vencedor do 3º ano do ensino médio, além de um notebook, também irá ganhar um estágio com bolsa remunerada e bolsa integral de 1 ano de cursinho pré-vestibular no valor de R$ 12.600,00 (material não incluso).

Os educadores e a escola também serão contemplados. O professor da turma que sair o vencedor, ganhará uma caderneta de poupança no valor de R$ 1.500,00 e a escola um data show.

“Ao todo, serão dois data shows, dois notebooks, duas cadernetas de poupança, e inúmeros outros prêmios para os alunos que se destacarem no Prêmio ACIVA de Matemática”, concluiu o presidente da ACIVA.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito