Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Acic vira ponto de coleta para programa de logística reversa

Acic firmou parceria com a empresa Weee.do para a logística reversa dos resíduos eletroeletrônicos
Por Redação Criciúma, SC, 27/06/2019 - 18:07 Atualizado em 27/06/2019 - 18:10
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Não é mais possível imaginar um futuro em que o desenvolvimento trilhe caminho separado da sustentabilidade. E, para isso, há várias alternativas que são apresentadas. Para o mundo empresarial, a logística reversa vem ao encontro da necessidade de três ações necessárias na colaboração para um futuro melhor às novas gerações: reduzir, reutilizar e reciclar.

Dentro deste contexto, a Associação Empresarial de Criciúma (Acic) firmou parceria com a empresa Weee.do, pioneira em Santa Catarina quando o assunto é exportação de placas eletrônicas, assim como na implantação de Pontos de Entrega Voluntária (PEV) de resíduos eletroeletrônicos. Já são mais de 70 em todo o estado em parceria com diversas entidades.

A intenção da Acic, através da Weee.do, é proporcionar aos associados e a comunidade a logística reversa dos resíduos eletroeletrônicos, assegurando a destinação ambientalmente adequada, gerando valor para clientes e sociedade por meio de um modelo de negócio sustentável, responsável e de qualidade.

A empresa parceira irá atuar no planejamento, implantação e na operação de sistemas de coleta, processamento e destinação de todos os componentes presentes nos equipamentos eletroeletrônicos. “A Weee.do é habilitada para oferecer uma solução completa para seus clientes e parceiros, permitindo que estejam alinhados com as exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos e valorizem seu posicionamento perante clientes, consumidores e sociedade”, aponta o diretor-executivo da Weee.do, Mark Jacobowitz Rae.

Para o presidente da Acic, Moacir Dagostin, o caminho da sustentabilidade é sem volta e cada vez mais empresários estão em busca de alternativas que venham ao encontro da preservação do meio ambiente. “Com essa parceria, a Acic faz essa ponte entre uma empresa que tem o gabarito necessário para fazer essa logística e os nossos associados que, por sua vez, se adaptam ao novo modelo sustentável proposto. Ao mesmo tempo que as empresas sigam a Lei Federal 12.305, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, onde o poder público, o setor empresarial e a coletividade são corresponsáveis por assegurar o cumprimento de todas as diretrizes e demais determinações”, explica Dagostin.

Quais resíduos são recebidos:
- CPU e servidor;
- Componentes (fonte, placa eletrônica, memória, processador, HD, drive de CD e DVD, cooler)
- Periféricos (mouse, teclado, estabilizador, no-break, impressora, fax, scanner, copiadora, multifuncional, modem, roteador, decodificador, fonte);
- Notebook e fonte;
- Celular, central telefônica, walkie-talkie, aparelho telefônico, rádio comunicador;
- Aparelhos de CD/DVD/Bluray, Som;
- Monitor/Televisor CRT, LCD, LED, Plasma;
- Equipamentos diversos com placas de circuito impresso;
- Cabos e fios em geral;
- Eletrodomésticos diversos (liquidificador, forno micro-ondas, aspirador de pó, forno elétrico, ventilador, ferro elétrico, ou seja, qualquer um que não seja de “Linha Branca”).

 

Quais são os resíduos não recebidos:
- Pilhas e baterias de celular (lotes ou avulsas);
- Toners e cartuchos de impressora (lotes ou avulsos);
- Eletrodomésticos contendo gases perigosos (geladeiras, aparelhos de ar condicionado, etc.);
- Lâmpadas de qualquer natureza;
- Eletrodomésticos de “Linha Branca”;
- CD, DVD, fita VHF, disquete.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito