Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

ACIC recebe capacitação de profissionais do teste do pézinho

Realizado em bebês após o nascimento, teste pode identificar até 50 tipos de doenças
Por Paulo Monteiro Criciúma, SC, 11/12/2019 - 11:12 Atualizado em 11/12/2019 - 11:13
foto: divulgação
foto: divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Associação Empresarial de Criciúma (Acic) está sediando nesta quarta-feira, 11, uma capacitação de profissionais para a realização do Teste do Pezinho. O evento é uma parceria da Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (FEPE) com a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina e com a regional de saúde de Criciúma, e tem como objetivo capacitar profissionais da área médica que trabalham com o teste.

A ação teve início às 9h e se estenderá até o final da tarde, às 17h, contando com a presença de aproximadamente 350 pessoas. Durante o evento serão abordados temas como logística do Teste do Pezinho, teste do Pezinho: busca ativa, técnicas de coleta e interferências no Teste.

Segundo a enfermeira Cecília Marly Spiazzi, este é um evento importante para tirar dúvidas e deixar os profissionais da área cada vez mais inteirados sobre o assunto. “A importância da realização dessa capacitação é para que possamos atualizar os profissionais sobre este tema tão importante para a prevenção da saúde não só da criança, como também da mãe”, ressaltou a enfermeira.
 
O que é o Teste do Pezinho?
O Teste do Pezinho é um exame rápido que se baseia na coleta de gotas de sangue do calcanhar do bebê, a fim de diagnosticar e impedir o desenvolvimento de doenças genéticas ou metabólicas que podem levar à Deficiência Intelectual ou causar dificuldades na qualidade de vida da criança. O teste deve ser realizado 48h após o nascimento do bebê, e pode identificar até 50 tipos de patologias.
 

Tags: acic

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito