Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Acic lança projeto de mentoria aos empreendedores associados

Projeto Conexão Associados oferecerá mentorias estratégicas aos negócios para uma gestão eficiente e sustentável
Por Redação Criciúma - SC , 02/12/2020 - 12:17
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

As pequenas e médias empresas são o principal motor de geração de empregos do país e movimentam grande parte do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. De acordo com um estudo do Sebrae, esse segmento representa mais de 20 milhões de empresas e emprega mais de 50% da mão de obra do país. O segmento foi também um dos mais impactados pela crise provocada pela pandemia de Covid-19, e tem lutado para enfrentar os obstáculos e permanecer no mercado.

Com a proposta de auxiliar esses empresários, especialmente num momento tão delicado, a Associação Empresarial de Criciúma (Acic) lança o Projeto Conexão Associados oferecendo mentorias estratégicas aos negócios para uma gestão eficiente e sustentável.

O programa gratuito aos associados da entidade oferecerá orientações e ferramentas aos empreendedores, com uma equipe também voluntária de especialistas nas áreas jurídica, finanças, processos e produção, business inteligence, análise de dados e estruturação de métricas para a tomada de decisão, marketing, trabalhista, tributária, recursos humanos, custos, ambiental, governança corporativa, gestão e valuation.

"Mais do que nunca, neste ano de mudanças e desafios, a entidade tem buscado na força do associativismo o direcionamento de suas ações junto à comunidade e à classe empresarial. O apoio, a orientação e o fortalecimento das empresas associadas, missão da entidade, em prol do desenvolvimento socioeconômico da região, se fortalecem ainda mais. É com este propósito que lançamos esse projeto, para que as empresas vençam as dificuldades e permaneçam fortes", destaca o presidente da Acic, Moacir Dagostin.

Ação emergencial na pandemia

De acordo com Dagostin, ainda durante este ano, por meio do Movimento Juntos de Coração,  sob orientação e organização da Acic, consultorias gratuitas foram oferecidas para inúmeras empresas na região, como uma ação emergencial para manter operações e empregos. Foram 400 empresas contatadas, 55 consultorias realizadas e 23 consultores cadastrados.

Muitos desses consultores estarão agora no Projeto Conexão Associados. É o caso do consultor Alessandro Costa. "Foi sensacional participar do projeto de consultorias junto à iniciativa do Juntos de Coração e estar sendo convidado novamente para um programa permanente oferecido pela Acic é um reconhecimento", salienta Costa.

"É muito gratificante essa troca de experiência com os empresários. Aprendemos muito mais do que ensinamos, com certeza", coloca o consultor Mateus Cardoso Valentim.

Vitor Santos Marcelo também estará no time de profissionais voluntários para auxiliar os empreendedores. "Minha ligação com a Acic é muito estreita, desde a minha participação no Clube de Marketing, núcleo da entidade, da qual também já fui coordenador. Tenho certeza que faremos um ótimo trabalho, com excelentes resultados", pontua.

"Agradecemos a todos os mentores voluntários que estiveram engajados conosco por meio do Movimento Juntos de Coração e que continuam agora nesta nova etapa e aos demais que se disponibilizam a contribuir com o crescimento das nossas empresas. O projeto também está aberto para a possibilidade de novos mentores", acrescenta o presidente da Acic.

Apresentação aos núcleos

Uma apresentação do projeto foi realizada preliminarmente aos coordenadores dos núcleos da entidade ainda no mês outubro. Ao todo, a Acic possui 24 núcleos divididos em setoriais, multissetoriais e temáticos, totalizando 360 empresas, na sua maioria, classificadas como micro e pequenas.

"Apresentamos o projeto aos nucleados, que foi muito bem recebido. Além de contribuir com o crescimento das empresas, este trabalho fortalece a relação da Acic com seus associados, com a entrega de soluções eficientes", enaltece o diretor da Acic, Renato Ferreira Costa, um dos idealizadores do Projeto Conexão Associados.

Ele explica que os associados interessados em participar poderão entrar em contato com a entidade e, na sequência, preencherão um formulário, para que se possa entender as demandas e necessidades da empresa. "Posteriormente, faremos o contato com o mentor específico da área de carência da empresa para que se iniciem as mentorias. Ao final de cada mentoria, também faremos uma avaliação'', detalha Renato Costa.

Aprovação da mentoria

A empresária Daiane Nazário reforça a importância do suporte que recebeu durante a pandemia. "Usei a consultoria por meio do Juntos de Coração lá em abril, na área de finanças, com o consultor Lúcio Nazário, e foi muito bom. Sou uma jovem empreendedora, minha empresa tem apenas três anos e gerir uma empresa envolve muitas questões, que não dominamos. Liderar um setor é muito diferente de liderar uma empresa. A Acic está de parabéns por estender este projeto de forma permanente aos associados. Com certeza, farei parte", relata Daiane.

"Participar de um núcleo traz muita troca de experiências com profissionais e empresas, e esse projeto só vem a somar a tudo que a entidade já proporciona", conclui Daiane, coordenadora do Núcleo do Empreendedor.

"A Acic se movimentou muito durante este ano e isso tem sido excelente. Para as empresas de confecção, este trabalho será maravilhoso. Muitas empresas são pequenas e não têm conhecimento de  áreas básicas da gestão", observa a executiva do Núcleo da Moda, Milse Maia.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito