Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Acic entrega demandas da classe empresarial ao governador Jorginho Mello

Documento reúne pleitos defendidos pela entidade como fundamentais para a promoção do desenvolvimento socioeconômico da região Sul
Por Redação Criciúma, SC, 05/02/2023 - 11:33
Foto: Divulgação / Acic
Foto: Divulgação / Acic

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Na primeira visita ao Sul do Estado após a posse, o governador Jorginho Mello fez a entrega de viaturas e equipamentos à Polícia Civil, em evento realizado na Associação Empresarial de Criciúma (Acic) na tarde desta sexta-feira, 3. Após o ato oficial, o chefe do Executivo estadual reuniu-se com o presidente da entidade, Valcir José Zanette, membros da diretoria, representantes do Fórum das Entidades de Criciúma – Forcri e demais autoridades.

Durante o encontro, Zanette entregou um documento ao governador com demandas que foram levantadas junto à classe empresarial, as quais são defendidas pela entidade como fundamentais para a promoção do desenvolvimento socioeconômico da região Sul.

No ofício é ressaltada a necessidade da atenção especial do Governo do Estado para a concretização das obras e medidas necessárias em áreas como segurança, infraestrutura, saúde, educação e gestão pública.

Entre as demandas na área de segurança estão o aumento de efetivo, melhorias na estrutura física e ampliação do uso da tecnologia nas Polícias Militar e Civil e no Corpo de Bombeiros. Reforçando os pleitos relacionados à segurança pública, o Forcri também entregou um ofício ao governador.

A classe empresarial ainda destaca a importância de melhorar e reestruturar o Ensino Médio Profissionalizante, alinhado às necessidades do mercado, criando mecanismos para reduzir a evasão. Na saúde, o fortalecimento da rede hospitalar e o aumento na capacidade de atendimento da rede pública.

Infraestrutura

Já na infraestrutura viária, são consideradas prioridades a conclusão de obras e a ampliação da capacidade de rodovias da região, como o Anel de Contorno Viário de Criciúma no trecho até o Rio Maina, viabilizando ainda a sua duplicação nos trechos de congestionamento; a extensão da Via Rápida da BR-101 ao Balneário Rincão; a duplicação nos dois trechos da SC-445, rodovia Paulino Búrigo, em Içara; além do apoio à conclusão das obras da BR-285 e à inclusão do trecho Sul da BR-101 no projeto de triplicação.

São elencados ainda o Aeroporto Regional de Jaguaruna, com o pleito de acelerar o processo de privatização, garantindo os investimentos e melhorias necessários para atender a demanda da região, e o Porto de Imbituba, com o fortalecimento da Zona de Processamento de Exportação e reestruturação do porto, incluindo a revisão do modelo de gestão e investimentos que garantam o aumento na capacidade de operação, alinhada às demandas da região.

"Temos feito um trabalho em conjunto na região, unindo o setor privado, as instituições de ensino, o poder público e os veículos de comunicação, buscando soluções, apoiando projetos e ações em favor do desenvolvimento socioeconômico. Esperamos contar também com a atenção do Governo do Estado a esses pleitos, contribuindo decisivamente para potencializar o crescimento da região, avançando em áreas estratégicas", pontua o presidente da Acic, Valcir José Zanette.

O governador comprometeu-se a realizar investimentos nas áreas elencadas. "Estamos primeiro organizando o Estado e o governo, mas vamos abrir linhas de crédito para as micro e pequenas empresas, investir em educação e saúde, criar uma secretaria para tratar dos portos, aeroportos e ferrovias, pois é fundamental falar sobre isso. Vamos voltar e conversar mais vezes, porque juntos podemos fazer muito", ressaltou.

Operação Ordem Pública

Junto ao delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, e demais autoridades da segurança pública do Estado, o governador realizou a entrega, nesta sexta-feira, de 11 viaturas, para atender os municípios de Criciúma, Nova Veneza, Siderópolis, Treviso e Balneário Rincão, com investimento de R$ 1,082 milhão. Outros sete computadores foram entregues, para as delegacias de Içara, Lauro Müller, Orleans e Treviso, somando investimento de R$ 39 mil.

O ato também marcou o início da Operação Ordem Pública Sul-Catarinense, um conjunto de ações de prevenção e repressão ao crime. A força-tarefa é uma resposta do Estado à onda de criminalidade registrada na região nas últimas semanas.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito