Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Acapsa lança nota de repúdio contra aumento da tributação do arroz

Preço do grão pode subir para os consumidores e diminuir competitividade de produtores catarinenses
Por Heitor Araujo Criciúma - SC, 02/08/2019 - 14:45 Atualizado em 02/08/2019 - 14:45
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Segue a discussão em torno do aumento da tributação do arroz. O governo do Estado lançou no fim do ano passado um comunicado sobre a elevação do ICMS em produtos da cesta básica. Os arrozeiros entenderam que a medida não atingiria o arroz, por ser considerado um produto de consumo popular. 

No entanto, os produtores se mostram preocupados com o aumento da tarifa, de 7% para 9,91%. O sindicato dos produtores queixa-se do aumento de preço do produto entregue ao consumidor e da perda de competitividade do setor contra o agronegócio gaúcho e paranaense.

Na quinta-feira, a empresa Fumacense suspendeu as vendas diárias, como forma de pressionar o governo, à espera de uma determinação que revogue o aumento da carga tributária.

Nesta sexta-feira, a Associação dos Produtores de Sementes de Arroz Irrigado lançou uma nota de repúdio contra o governo estadual.

"A Associação dos Produtores de Sementes de Arroz Irrigado – Acapsa manifesta seu mais veementemente repúdio à atitude do Governo do Estado de Santa Catarina no aumento de 17% das alíquotas do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de produtos de extrema necessidade para a produção agrícola catarinense.

Esta atitude do Governo do Estado só mostra desconhecimento e descompromisso com o agronegócio e a família catarinense, pois irá onerar os agricultores com aumento dos custos de produção e impactar os consumidores.

Além disso, inviabilizará a competitividade das nossas indústrias, já que nos estados do Rio Grande do Sul e Paraná estes produtos continuam isentos, o que pode ocasionar a Santa Catarina a queda de produção agrícola e desempregos.

Esperamos que tamanho equívoco possa ser revisto e corrigido pelo Governo do Estado, pois os reflexos poderão ser irreversíveis para a economia de Santa Catarina."

A reportagem entrou em contato com a Secretaria da Fazenda e enviou um e-mail para tratar do assunto, conforme solicitado pela pasta, na noite de quinta-feira, mas ainda não obteve retorno.

Confira a entrevista que o presidente do Sindiarroz, Silvério Orzechowski e o Promotor Giovane Franzoni Gil coordenador do Centro de Apoio da Ordem Tributária do MPSC, concederam ao jornalista Adelor Lessa, da Rádio Som Maior.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito