Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Acaert busca combater as fake news

Campanha “Não pague o pato, confie em quem apura o fato!” traz dicas para evitar notícias falsas
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 20/11/2018 - 09:58 Atualizado em 20/11/2018 - 09:59
(foto: Erik Behenck)
(foto: Erik Behenck)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert) está promovendo a campanha “Não pague o pato, confie em quem apura o fato!”. Em entrevista ao Programa Adelor Lessa, o jornalista Marco Aurélio Gomes destacou a importância do movimento que busca reduzir as fake news. A ideia é fazer também uma avaliação com os resultados encontrados.

“A gente entende que se cortar a gasolina, que é aquele de boca em boca a gente pode resolver. A Acaert quer mostrar que nessa época de fake news aumentou a responsabilidade, você não vai divulgar nada sem ter checado”, afirmou. “Muita reputação de pessoas, de empresas, podem ser atacadas por isso”, completou.

Existem alguns passos para não cair em fake news. “Uma dica é ver quem publicou aquela notícia. Muitas pessoas compartilham algo pelo simples desejo de ser verdade, quer ver o WhatsApp do grupo de família, isso não é brincadeira, é coisa séria”, explicou. Outros itens dizem para ficar atento quanto a data da notícia e erros ortográficos nos textos. 

Confira a entrevista na íntegra:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito