Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Acadêmica da Satc realiza estágio na Bélgica

Iniciativa integra programa de internacionalização da Faculdade Satc
Por Redação Criciúma - SC, 27/12/2019 - 18:16
Foto: Divulgação / Satc
Foto: Divulgação / Satc

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Por três meses a futura engenheira mecânica Lais Marcos Lopes experimentou um novo universo em sua área de trabalho. Um país diferente, uma nova língua e o desafio de aplicar os conceitos matemáticos e físicos que aprendeu durante o curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Satc. Lais fez estágio de três meses na empresa Falex Tribology, um laboratório de pesquisas em Rotselaar, na Bélgica.

"O principal objetivo do estágio foi desenvolver um procedimento de desgaste de polímeros utilizando geradores de desgaste com maior eficiência e resultados estatísticos. Assim é possível investigar o efeito de uma determinada carga aplicada, velocidade de rotação e diferentes revoluções no desgaste desse tribo sistema", ressalta Lais.

A Falex Corporation tem sua sede perto de Chicago (EUA) e é líder de mercado no desenvolvimento e fabricação de tribologia padrão e equipamentos de teste de petróleo. O laboratório em que Lais estagiou foi criado em 1999. Ali são desenvolvidos projetos de teste inovadores são frequentemente apoiados por financiamento nacional e até europeu.

Durante o estágio, entre agosto e novembro de 2019, Lais conseguiu licença da empresa Librelato, onde trabalha, para ampliar os estudos. "Foi possível obter resultados comparativos entre polímeros e também polímeros comparados a metais e cerâmicas. Em paralelo a este projeto o estágio me permitiu ajudar a empresa em um problema envolvendo motores e inversores de frequência", revela.

Os três anos de estudos nos laboratórios de hidráulica e pneumática da Engenharia Mecânica da Faculdade Satc contribuíram para o desempenho nas pesquisas de automação e tribologia. "Outro ponto fundamental foi o inglês. Na empresa eu trabalhava com franceses, belgas, holandeses e um grego e o idioma que todos utilizavam era o inglês", ressalta a pesquisadora.

Tags: satc

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito