Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Academia Criciumense de Letras: Há quase 25 anos cultivando a língua portuguesa

O carro-chefe da instituição é o concurso literário "Contos, Crônicas e Poemas"
Por Giovana Bordignon Criciúma, SC, 09/06/2022 - 18:42 Atualizado em 09/06/2022 - 18:48
Foto: Dioni Fernandes Virtuoso, Sandra Meyer Silvestre, Dóris Becke Machado Freitas, Carmen Neves, Plácido Pizzette, Edna Gaidzinski Bastos e Neri Trombim
Foto: Dioni Fernandes Virtuoso, Sandra Meyer Silvestre, Dóris Becke Machado Freitas, Carmen Neves, Plácido Pizzette, Edna Gaidzinski Bastos e Neri Trombim

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Fundada em 25 de abril e oficializada em 17 de novembro de 1997, a Academia Criciumense de Letras (ACLe) tem a função de cultivar a língua portuguesa. O carro-chefe da instituição é o concurso literário Contos, Crônicas e Poemas. Realizado anualmente, o evento é considerado o maior de Santa Catarina e os vencedores têm seus trabalhos expostos na Revista Acadêmica.

Segundo a presidente da ACLe, Doris Freitas, os eventos promovidos pela academia são um sucesso. “As crianças ficam encantadas em conhecer a academia e encontrar os livros junto com os escritores. Então é maravilhoso! Crianças que nunca viram um escritor. É muito marcante”, comentou.

Os projetos e eventos são abertos a todas as idades, basta querer participar e apresentar um projeto literário. “Abrange todas as idade e escolas, e, também, pessoas na maior idade que queiram participar. Os vencedores vão para o livro da ACLe, onde tem todo o trabalho que a academia faz”, explicou Doris.

Revista Acadêmica

Todos os anos, a academia lança um livro chamado “Revista Acadêmica”, composto por fotos das atividades realizadas durante o ano, trabalhos acadêmicos, os textos dos ganhadores do Concurso Literário e um texto feito por algum convidado especial. Este ano, a academia comemora seu Jubileu de Prata, os 25 anos da instituição, com uma programação especial.

Além da produção do livro, a academia também é responsável pela realização de uma feira do livro que acontece todos os anos em novembro. No evento, há uma mesa de debates com escritores, entregas de prêmios aos vencedores do concurso para todas as categorias, lançamentos de livros e outras palestras. “É maravilhoso, as escolas, as crianças, os pais... É muito gratificantes esse evento”, pontuou a presidente.

Diretoria da ACLe

Atualmente, o grupo é composto por 35 acadêmicos, que se reúnem uma vez por mês para discutir assuntos relativos à cultura da região. “Sempre tem muitos assuntos a serem discutidos e acertados. São muito importantes esses encontros para nos organizarmos e adequar os convites ao nosso planejamento”.

Nesta quarta-feira, dia 8, a academia elegeu sua nova diretoria para o biênio 2022/2024. A mesa ficou constituída pela presidente Doris Freitas, a vice-presidente Sandra Meyer Silvestre, o tesoureiro Plácido Pizzetti, a secretária e coordenadora do Concurso Literário, Carmen Neves, a diretora cultural e coordenadora da biblioteca, Dioni Virtuoso, a diretora de Marketing Joice Quadros, o diretor Jurídico Neri Trombin e as conselheiras Edna Bastos e Maria Dal Farra Naspolini.

Para fazer parte da academia, o candidato tem que ser de Criciúma, fazer parte de entidades culturais e, de preferência, já ter lançado um livro. A atual sede é localizada na Rua Anita Garibaldi, no Centro de Criciúma, n° 386, sexto andar.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito