Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Aberta a celebração anual do Vale das Uvas Goethe

14ª Vindima começou nesta quinta-feira, 06
Por Maira Rabassa Urussanga, SC, 06/01/2022 - 15:54 Atualizado em 06/01/2022 - 15:58
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Tradição, cultura e vinhos. É nesse clima que foi dada a largada para mais uma edição anual de colheita das uvas goethe em Urussanga. A abertura oficial foi na manhã desta quinta-feira, 06, na Pousada Vale dos Figos, na comunidade de Rio Maior. O evento contou com a presença de lideranças políticas e empresariais. “Temos certeza que será uma das melhores edições da Vindima. Estamos preparados para receber visitantes, que com certeza terão uma experiência única”, aponta o presidente da Associação ProGoethe, Gilmar Trevisol.

A programação no Vale da Uva Goethe vai até o dia 30 e os visitantes terão a oportunidade de reviver a tradição italiana do esmagamento das uvas com os pés, colheita, degustação de vinhos e passeios de trem. O destaque dessa edição fica por conta do circuito gastronômico onde os estabelecimentos da cidade ligados a comida irão criar pratos exclusivos e harmonizações com a uva goethe. 

“Cada vinícola criou um cronograma de acordo com a sua característica. A partir desse ano, foram incluídos novos parreirais, por meio da Lei de Incentivo às parreiras, criado pela Prefeitura de Urussanga que distribui aos produtores de mudas para incentivar o plantio”, explica o diretor de turismo de Urussanga, Wilian de Rezende.

O prefeito interino, Jair Nandi, enfatiza que a Vindima fortalece as tradições, valoriza os antepassados e enriquece a marca Uva Goethe. “É uma jóia rara que temos em nossa região. Temos o compromisso de criarmos estratégias que englobam todos os segmentos econômicos que envolvem a Uva Goethe, fortalecendo assim, o turismo, a cultura e a gastronomia de nossa cidade”, conclui Nandi.

Vales da Uva Goethe

O evento Vindima Goethe é realizado anualmente pela Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe) em parceria com a Prefeitura de Urussanga por meio do Departamento de Cultura e Turismo, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e Núcleo de Turismo da Associação Empresarial de Urussanga (ACIU).

O território Vales da Uva Goethe compreende os municípios de Urussanga, Pedras Grandes, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Treze de Maio, Orleans, Nova Veneza e Içara. As vinícolas associadas à ProGoethe são: Casa Del Nonno, De Noni, Quarezemin, Trevisol e Vigna Mazon.

A Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe) reúne a cadeia produtiva com o objetivo de elevar a imagem deste produto distinto e raro a fim de preservar, por meio do cultivo desta tradição feito por pequenos produtores, a identidade e cultura de descendentes de italianos no sul de Santa Catarina através da vinificação e harmonização com a gastronomia típica local.
 
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito