Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Abandono de animais é um problema velho do Rincão que a OPA tenta reparar

ONG conta com voluntários dispostos a ajuda os animais largados a própria sorte
Por Erik Behenck Balneário Rincão - SC, 26/12/2019 - 15:21
Foto: Luana Mazzuchello
Foto: Luana Mazzuchello

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Se o verão faz a população do Balneário Rincão multiplicar, o abandono de animais, principalmente de cachorros, fica mais constante neste período do ano. Alguns levam pets apenas para deixarem na praia, largados a própria sorte. A Organização Protetora dos Animais (OPA) faz um trabalho para diminuir o número de bichinhos abandonados.

“A gente tenta cuidar dos animais, digamos que enxugamos gelo todos os dias. O nosso foco seriam as castrações, das cadelas, para que parassem de procriar, mas o pessoal faz o descarte de animais”, citou a presente da OPA, Emiliana Duarte, a Mila.

Muitos pensam que é uma obrigação da entidade recolher animais ou cuidar dos que estão doentes, imaginam também que a OPA recebe recursos do governo do estado ou da prefeitura, mas isso não acontece. Além de serem voluntários, eles ainda dão dinheiro para as atividades que são desenvolvidas.

“Sempre fui uma protetora independente, até conhecer a Mila, muita gente acha que a ONG tem a obrigação, mas não tem um fim lucrativo”, comentou a voluntária Olívia Gonzaga. “É algo complicado, sempre com cachorro no banheiro, no quarto e outro no canil”, completou.

Quem faz parte da OPA muitas vezes utiliza seus próprios carros para fazer o transporte dos pets. Segundo Mila, muitos ainda não se preocupam com os abandonos e uma ação está sendo tomada. “Nós pedimos que fotografem quando chegar alguém abandonando e nos mostre, para que possamos denunciar, é algo muito devagar e lento”, destacou.

A OPA não possui uma conta-corrente, eles recebem doações de medicamentos, de ração, dinheiro ou mesmo de profissionais voluntários, como veterinários dispostos a ajudar.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito